Palestra “Conservação Preventiva De Edifícios E Sítios Históricos: Pesquisa E Prática” em São Paulo

09052013fachadacasadonayayafotomarcossantos002-505x337
Fachada da Casa da Dona Yayá. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A conservação preventiva é a gestão multidisciplinar para reduzir a perda de valor do patrimônio cultural, com o objetivo de servir ao público. O patrimônio cultural material tem sua existência ameaçada por inúmeras situações de risco, que vão de acidentes naturais a gestos individuais de vandalismo. A conservação preventiva é considerada a pedra angular de qualquer política de preservação, uma vez que ao mitigar os riscos que afetam a preservação do patrimônio, constitui-se num meio econômico e eficaz de preservar a integridade física dos bens culturais, porque minimiza a necessidade de intervenções de restauro. A conservação preventiva baseia-se no conhecimento dos processos de deterioração dos bens culturais e a sua eficácia depende da integração entre a atuação prática e a pesquisa acadêmica e científica. A palestra apresentará um panorama das ações para conservação preventiva para edifícios e sítios históricos implementadas a partir de resultados de pesquisas aplicadas.

Palestrante: Arquiteta DSc. Claudia S. Rodrigues de Carvalho
Graduada em 1985 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 1997, obteve o grau de Mestre – MSc, na mesma Instituição, com dissertação sobre Edifícios de Arquivos e Bibliotecas em Clima Tropical Úmido, com enfoque para a questão da conservação de acervos com suporte em papel, e em 2006 concluiu seu doutoramento no Curso de Doutorado em Arquitetura do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto, com a tese Preservação da Arquitetura Moderna: Edifícios de escritórios construídos no Rio de Janeiro entre 1930 e 1960. Realizou cursos de especialização em preservação da arquitetura moderna – MARC 99; no ICCROM – International Centre for Study of Preservation and Restoration of Cultural Property (1999) e cursos de formação complementar em conservação preventiva no Centre for Sustainable Heritage – University College London (2003), ambos como bolsista Vitae.

Trabalhou no IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Ministério da Cultura), integrando a equipe incumbida da restauração do Palácio Gustavo Capanema, antiga Sede do Ministério da Educação e Cultura, e em 1992 transferiu-se para a Fundação Casa de Rui Barbosa (Ministério da Cultura), onde, até a presente data, responde pela preservação arquitetônica do Museu Casa de Rui Barbosa. Atualmente coordena o Núcleo de Preservação Arquitetônica do Centro de Memória e Informação, gerenciando o Plano de Conservação Preventiva do Museu-Casa de Rui Barbosa, que envolve inúmeras ações dentre elas o Projeto Cooperativo realizado em parceria o Getty Conservation Institute, para instalação de Sistema de Controle Climático para a Biblioteca Rui Barbosa, de 2004 a 2008.

Presta consultorias para projetos de edifícios para fins culturais à várias instituições, entre elas o Museu da Imagem e do Som, o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, Arquivo Público do Estado do Paraná, Arquivo da Cidade de Belo Horizonte, e a Academia Brasileira de Letras.

É líder do Grupo de Pesquisa FCRB/CBNPQ Conservação Preventiva de Edifícios e Sítios Históricos e é responsável pela linha de pesquisa Estratégias de Conservação Preventiva para edifícios históricos que abrigam coleções. É docente do curso de Especialização em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde, parceria entre a FCRB e FIOCRUZ, do Mestrado Profissional do Programa de Pós Graduação em Preservação de Acervos de C&T, do Museu da Astronomia e do Mestrado Profisional em Projeto e Patrimônio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Currículo Lattes

Serviço:
Dia 26/11/2014, quarta-feira, às 18h30
Local: Centro de Preservação Cultural CPC-USP Casa de Dona Yayá
Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista – São Paulo – SP
Pré-inscrições até 16 de novembro de 2014. Clique AQUI para se inscrever

10626629 358275014353391 6344712683177059479 n

Fonte: Facebook / Centro de Preservação Cultural da USP – Casa de Dona Yayá