Paço das Artes promove série de cursos on-line sobre arte contemporânea

Artistas, curadores e professores apresentam temáticas que envolvem natureza, registros gráficos e representatividade nas artes visuais

Neste mês de agosto, o Paço das Artes promove uma série de cursos on-line sobre arte contemporânea. Serão oito módulos que tratam de temas como arte e natureza, história das exposições, desenho e descolonização nas artes visuais. Ministradas por diferentes artistas, curadores e professores, as atividades serão divididas em quatro encontros. As inscrições custam R$ 120 e podem ser feitas no site: paco-das-artes.byinti.com.

As aulas, voltadas para estudantes, artistas, arte-educadores, pesquisadores, curadores e críticos, acontecerão exclusivamente on-line por meio da plataforma Zoom e poderão ser acessadas até uma semana após o último encontro. A instituição oferecerá certificado de participação para quem acompanhar 75% dos conteúdos.

Confira a seguir os temas da programação de agosto.

Arte e natureza na contemporaneidade

O primeiro curso da grade é Natureza e Arte na era do Antropoceno, do professor da Universidade de São Paulo (USP), Hugo Fortes. As aulas apresentarão um panorama a respeito da arte, da natureza e seus desdobramentos no mundo contemporâneo.

Sempre às segundas (23, 30/08, 13 e 20/09), das 18h às 20h, os encontros mostrarão conceitos que subjazem às poéticas da natureza, análise de obras contemporâneas que refletem aspectos naturais e suas relações com a história e o seu tempo, além de questões da paisagem, o olhar científico sobre o mundo natural e a natureza em transformação.

Panorama sobre curadorias e exposições

A História das Exposições e das Curadorias é o último curso da programação de agosto dos cursos on-line do Paço das Artes.  Mirtes Marins de Oliveira, mestre e doutora em Educação, História e Filosofia, abordará temas como as premissas do campo da história e historiografia e as narrativas sobre histórias das exposições e das curadorias no campo acadêmico, além de narrativas e abordagens de respectivos autores, nacionais e internacionais. As aulas acontecerão nos dias 24, 31/08, 14 e 21/09, às terças, das 18h às 20h.

Movimentos e registros gráficos

Conexões entre movimentos intencionais e registros gráficos, a partir de proposições práticas e de discussões em torno da produção e de obras de artistas de diversos horizontes serão apresentados no curso Desenho e Gesto.

As aulas comandadas pela artista visual, Adalgisa Campos trará aspectos fundamentais para o entendimento do fazer artístico como as relações entre ação e marca, intenção e resultado, memória e projeto. O curso será realizado às quartas (25/08, 01, 08 e 15/09), das 18h às 20h.

Descolonização nas artes visuais

Transgredir para educar: debates sobre de(s)colonização nas artes visuais, da professora Mirella Maria, ampliará o campo de reflexão sobre as artes visuais e as ressignificações de olhares sobre padronizações, a fim de propor construções, desconstruções e reconstruções.

O conteúdo do curso trará a discussão étnico-racial no campo da representação e da representatividade por meio de exercícios de análise de imagem, vídeo, textos, interpretação e revisão do imaginário da produção visual, com aulas às quintas (26/08, 02, 09 e 16/09), das 18h às 20h.

SERVIÇO

Cursos e datas

Hugo Fortes: “Natureza e Arte na Era do Antropoceno” – aulas nos dias 23/08, 30/08, 13/09 e 20/09, às segundas-feiras, das 18h às 20h.

Mirtes Marins: “História das Exposições e das Curadorias” – aulas nos dias 24/08, 31/08, 14/09 e 21/09, às terças-feiras, das 18h às 20h.

Adalgisa Campos: “Desenho e gesto” – aulas nos dias 25/08, 01, 08 e 15/09, às quartas-feiras, das 18h às 20h.

Mirella Maria: “Transgredir para educar: Debates sobre De(s)colonização nas Artes Visuais” – aulas nos dias 26/08, 02, 09 e 16/09, às quintas-feiras, das 18h às 20h

Valores: R$ 120,00 cada módulo com desconto para pessoas a partir de 60 anos (cinco primeiras inscritas).

Inscrições: paco-das-artes.byinti.com

Fonte: Paço das Artes