Orquestra Instituto GPA apresenta-se no MCB

Sob regência de Renata Jaffé, o Instituto GPA traz sua Orquestra com uma formação 100% feminina, integrada por alunas do Programa de Música e Orquestra das Unidades de Osasco e Santos, para uma apresentação no Projeto Música no MCB, no dia 27 de agosto, às 11h00. O programa é realizado pelo Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, que promove apresentações sempre aos domingos, com entrada gratuita.

A Orquestra Instituto GPA irá apresentar um repertório com clássicos da música nacional e internacional, como a Ciranda da Bailarina, de Chico Buarque; The Pink Panther, de Henry Mancini; e a Fantasia das Cirandas, de Cláudio Jaffe. A apresentação contará com tradução em libras.

Formada por jovens entre 10 e 21 anos selecionados entre os estudantes do Programa de Música – iniciativa de inclusão social do Instituto GPA – a Orquestra já contou com a participação de mais de 4.500 crianças desde 1999.

Confira as atrações do mês de setembro:

10/09 – Fukuda Cello Ensemble (FCE)
Integrada por doze jovens violoncelistas, a Fukuda Cello Ensemble – criada por Ricardo Fukuda -, tem uma proposta vivaz e dinâmica, pois transita livremente entre o erudito e o popular, explorando as possibilidades técnicas, a ampla tessitura e os timbres dos instrumentos. Hoje, o grupo se destaca pela formação que conta com 12 violoncelos e pelo repertório diversificado.

17/09 – Pixinguinha na Pauta
O Pixinguinha na Pauta é formado pelos professores Marcelo Cândido, Jane Barros, Michel Moraes e Luiz Guello e por estudantes, que mesclam experiência e energia. O principal objetivo do grupo é a interpretação do choro, com enfoque para a vertente arranjadora do compositor Pixinguinha, com um tempero totalmente especial. O show contará com instrumentos de sopro somados ao tradicional regional de choro.

24/09 – Zikir com participação especial da dançarina Bruna Milani
O show do trio Zikir, chamado de Rota da Seda, é uma viagem musical que, por meio de canções e melodias, passeia por várias partes do Oriente, utilizando instrumentos tradicionais que criam uma textura musical única e rica em timbres, ritmos e melodias. Formado por pesquisadores e estudiosos da música oriental (Mario Aphonso III, Ian Nain e Francisco Mehmet), o Zikir propõem uma nova e diferente abordagem da música étnica, buscando um caminho pela rota multicultural que atravessa o oriente e o ocidente, desde a antiguidade enraizada pelas trocas musicais entre os povos do mundo oriental. Somando à pesquisa do trio, a dançarina Bruna Milani desenvolve um trabalho expressivo, autêntico e peculiar nessa relação entre dança e música.

Sobre o projeto Música no MCB
Com edições contínuas desde 1999, o projeto Música no MCB já beneficiou mais de 250 mil pessoas, que tiveram acesso gratuito a shows de grupos como Pau Brasil, Zimbo Trio, Projeto Coisa Fina, Orquestra Bachiana Jovem, Grupo Aum, Mawaca e Traditional Jazz Band. As apresentações, que são realizadas em palco montado no terraço do Museu da Casa Brasileira entre os meses de março e dezembro, reúnem atualmente cerca de 400 espectadores a cada domingo.

Sobre o Museu da Casa Brasileira
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda com base em debates, palestras e publicações que contextualizam a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

SERVIÇO:
Música no MCB – 18ª temporada

Setembro

10/09 – Fukuda Cello Ensemble (FCE)
17/09 – Pixinguinha em Pauta
24/09 – Zikir com participação especial da dançarina Bruna Milani

Dia e Horário: Domingos, sempre às 11h00
Entrada gratuita
Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano
Tel.: (11) 3032.3727

VISITAÇÃO
De terça a domingo, das 10h00 às 18h00
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados
Acessibilidade no local
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3026-3913 | agendamento@mcb.org.br | www.mcb.org.br

Fonte: MCB