No próximo dia 17 de agosto, às 10h30, será realizada mesa-redonda sobre a origem dos nomes dos municípios paulistas. Antonio Carlos Sartini, diretor do Museu da Língua Portuguesa – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, Enio Squeff, jornalista e artista plástico, e Marcel Ávila, tradutor e mestre em línguas indígenas, integram a mesa.
O evento, que compõe a programação especial do Museu da Língua Portuguesa, antecede a inauguração da exposição “A Origem dos Nomes dos Municípios Paulistas” em setembro, na cidade de Itápolis. A mostra é idealizada a partir do livro organizado por Enio Squeff e tem a coautoria Helder Perri Ferreira.
“O estado de São Paulo é formado por 645 municípios, cada um com uma história diferente e com suas tradições locais. Conhecer a cidade onde nascemos ou a que escolhemos para morar é importante para nossa identidade cultural. Convidamos a todos a viajar pelas nossas origens”, declara Antonio Carlos de Moraes Sartini, diretor do Museu da Língua Portuguesa.
Para participar da mesa, marcada para acontecer no Auditório do Museu Catavento, no bairro do Brás, os interessados devem se inscrever gratuitamente pelo site. As vagas são limitadas (200). Os participantes serão certificados.
A realização é do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProaC – Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura; do IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, organização social de cultura que gere o Museu da Língua Portuguesa; e da Arquiprom, proponente e produtora. O projeto tem o patrocínio de Comgás e Syngenta e a mesa-redonda tem o apoio da organização social Catavento Cultural e Educacional.