Oficinas gastronômicas ‘Temperos do Mundo’ levam diferentes receitas ao Museu da Imigração

Atividade é um momento de troca de saberes ligados à culinária e histórias de família

O Museu da Imigração, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promove a atividade “Temperos do Mundo”, uma programação especial voltada às referências gastronômicas de diversos países. Com quatro encontros marcados, sempre às 18h30, as próximas oficinas culinárias têm início em abril e serão realizadas uma vez ao mês até julho. A programação conta com receitas da Rússia, Congo, Alemanha e Itália, ministradas por representantes de comunidades de imigrantes e descendentes. As vagas são limitadas e a inscrição pode ser feita gratuitamente pelo e-mail inscricao@museudaimigracao.org.br.

O “Temperos do Mundo” já é um sucesso na Festa do Imigrante – evento tradicional realizado pelo Museu da Imigração – e agora o público poderá compartilhar dessa experiência ao longo do ano. As comunidades irão ensinar o preparo de receitas típicas e contar curiosidades e histórias sobre os pratos. Para iniciar, no dia 17 de abril, a culinária russa é representada com o Pilimenie, um prato típico siberiano, espécie de raviolle de carne. A oficina é ministrada por Demétrio Dimitrov Neto, da Associação Cultural Grupo Volga de Folclore Russo. No dia 29 de maio, Bantu Tabasisa Maquese, do grupo cultural Tribo Bakongo, ensina como preparar o Makondo, típico prato do Congo, feito de peixe com banana da terra.

No dia 12 de junho, é a vez da Alemanha, com o trio Fleiskäse (bolo de carne), chucrute temperado e batata alemã. Quem ensina a preparação desses pratos é Carmen Lúcia Cleto Schulz, do Grupo Tirol. No último encontro, dia 24 de julho, Edison Moreno Barni leciona a oficina italiana apresentando ao público o tortilhone de quatro queijos.

Todas as oficinas são gratuitas. O Museu da Imigração fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1316, no bairro da Mooca, em São Paulo. O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos e feriados das 10h às 17h. Os ingressos para visitar as exposições do Museu custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia-entrada). Quinzenalmente, às sextas-feiras, o MI oferece visitação noturna, ampliando seu horário de atendimento até às 21h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudaimigracao.org.br.

Serviço
Temperos do Mundo – Oficinas de culinária no Museu da Imigração

Data: 17/4, às 18h30.
Culinária da Rússia
Receita: Pilimenie – Prato típico siberiano, espécie de raviolle de carne.
Ministrada por Demétrio Dimitrov Neto – Associação Cultural Grupo Volga de Folclore Russo.

Data: 29/5, às 18h30.
Culinária do Congo
Receita: Makondo – peixe com banana da terra.

Data: 12/6, às 18h30.
Culinária da Alemanha
Receitas: Fleiskäse (bolo de carne), chucrute temperado e batata alemã.
Ministrada por Carmen Lúcia Cleto Schulz, do Grupo Tirol.

Data: 24/7, às 18h30.
Culinária da Itália
Receita: Tortilhone de quatro queijos.
Ministrada por Edison Moreno Barni

Local: Museu da Imigração (Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca – São Paulo)
Inscrições gratuitas pelo e-mail inscricao@museudaimigracao.org.br
Vagas por oficina: 30 inscrições.

Fonte: Museu da Imigração