Oficina ‘Atividades Educacionais em Museus’ da Escola do Patrimônio em Indaiatuba

imaaagem
Foto: Divulgação / Museu Casarão Fundação Pró-Memória de Indaiatuba

Os interessados devem se inscrever AQUI

Prof. Ms. Aline Antunes Zanatta

(Museu Republicano “Convenção de Itu”/MP/USP)

Ementa: Tem-se como objetivo explorar os conceitos fundamentais para a proposta pedagógica da Educação Patrimonial e sua apropriação em museus e outros espaços de memória. Além do histórico do desenvolvimento da Educação Patrimonial no Brasil, vamos realizar exercícios práticos em grupos que discutam o potencial dos museus e outros espaços de memória para ampliação dos segmentos sociais envolvidos no processo de preservação do nosso Patrimônio Cultural.

Temas: Apresentação de bibliografia sobre o assunto; Introdução ao histórico da Educação Patrimonial no Brasil e sua metodologia; Debate acerca das diferentes Memórias, Acervos e Histórias dos diferentes sujeitos sociais no processo de preservação do patrimônio Cultural; Apresentação do conceito “objeto gerador” e pertencimento.

Atividade Prática: Cada aluno deverá trazer um objeto pessoal e afetivo de sua propriedade na primeira aula; visita à exposição do Museu Casarão; elaboração de uma proposta de material educativo para o Casarão Pau Preto.

Data: 12 e 19 de setembro de 2015
Horário: 9h às 12h – 14h às 17h
Local: Rua Pedro Gonçalves, 477 – Jardim Pau Preto – Indaiatuba/SP

convite

Fonte: Fundação Pró-Memória de Indaiatuba