OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE PROMOVE CURSO QUE RELACIONA ARTE, HISTÓRIA E CIDADE

Workshop A história ocultou e a cidade tem para nos contar acontece em novembro

A Oficina Cultural Oswald de Andrade traz um curso em novembro para artistas e coletivos que atuam no campo da gravura expandida, produção de múltiplos e livros de artista. “A história ocultou e a cidade tem para nos contar” tem coordenação de Juliana Crispe e Lilian Amaral e participação de Baixo Ribeiro e Sérgio Adriano H.

A oficina suscita reflexões sobre os espaços ocultados na história geral e, principalmente, na história da arte. O objetivo é a produção de obras de arte que se utilizam da reprodutibilidade como força motora para sua construção. Desta forma, encadeando plataformas de ações com o contexto urbano, a experiência da cidade e os territórios possíveis – que servem como
propulsores para a construção de trabalhos que dialogam com questões de gênero, étnico-raciais, ocultamentos e empoderamento.

Destas experiências desdobra-se a exposição-ação que será realizada no espaço urbano, em parceria com a galeria Choque Cultural, como parte da 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba. A Bienal deste ano, que conta com a participação de 11 países como sede, tem como tema central “Fronteiras em Aberto”. Dentro de vários recortes possíveis, propõe-se compreender o espaço urbano como lugar de experiência, criando cartografias relacionais. Borrar as bordas, diluir as fronteiras, habitar os espaços, sentir por afecções o que os lugares nos disparam e o que podem nos mostrar – já que a história os ocultou.

As inscrições para a oficina vão até o dia 30 de outubro, devem ser feitas de forma individual no site. Para isto, é necessário redigir uma carta de interesse e enviar o portfólio, serão selecionados 20 participantes. A oficina será realizada dos dias 6 a 9 de novembro, das 9h às 15h30 na quarta, quinta e sexta-feira e das 10h às 16h30 no sábado. Em todos os dias será disponibilizada 1h30 para almoço.

SERVIÇO
A história ocultou e a cidade tem para nos contar

6/11 a 8/11 – Quarta, quinta e sexta-feira – 9h às 15h30
9/11 – Sábado – 10h às 16h30
Com 1h30 de almoço
Inscrições: até 30/10
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo
Telefone: (11) 3221-4704
Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 9h às 22h, e aos sábados das 10h às 18h
www.oficinasculturais.org.br

Fonte: Secretaria de Cultura de São Paulo