Ocupa a Cidade 2020: Evento promove ocupação da cidade com cultura e educação

Tendo como mote “territórios de educação e cultura”, o Ocupa a Cidade2020 acontece nos dias 18, 19 e 20 de junho, em diferentes regiões de São Paulo. Professores, gestores, artistas e ativistas, farão intervenções descentralizadas na cidade com o objetivo de dar voz aos atores e sujeitos dos diferentes territórios, em suas diversidades, criando e compartilhando experiências e conhecimento.

Serão ações gratuitas e abertas ao público virtual, pensadas e executadas de maneira horizontal e coletiva, tendo como pontos de partida diferentes regiões da cidade e diferentes territórios desiguais. Serão rodas de conversa, lives, projeções em ruas, sarau e intervenções voltadas aos educadores, famílias, estudantes e crianças.

Durante os três dias de atividades, além das discussões sobre a pandemia, serão abordados temas relacionados ao combate às desigualdades, defesa da educação e da escola pública de qualidade social, questões de gênero e raça, direito à moradia, direito à cidade, construção de redes de proteção, combate à violência contra mulheres e crianças e ocupação do território, entre outros. E todo este repertório será embalado por diferentes intervenções artísticas no decorrer de toda a programação que será disponibilizada na página do movimento no Facebook, no link https://www.facebook.com/ocupaacidade.

A ação nasceu da necessidade de mapear, articular e fortalecer experiências de escolas, coletivos de cultura, ONGs e movimentos populares que estão inovando pedagogicamente e que tem o território como elemento central e potencializador de suas ações.

Territorializar a educação e a cultura dentro de uma perspectiva de um projeto emancipatório, democrático, participativo, integral, com qualidade social e georreferenciado, este é o horizonte traçado pelos coletivos, escolas e organizações que integram o Ocupa.

Fonte: Ocupa a Cidade 2020