‘Obsessão Infinita’, de Yayoi Kusama, chega a São Paulo em maio

Obsessão Infinita

 

A retrospectiva de Yayoi Kusama, uma das mais importantes artistas japonesas em atuação, segue em cartaz no CCBB-RJ até o dia 20 deste mês, mas a mostra já tem data para chegar em São Paulo: 21 de maio. Na capital paulista, a exposição será realizada no Instituto Tomie Othake.

“Obsessão Infinita” reúne 110 obras de Yayoi, todas realizadas entre 1949 e 2012. Entre os trabalhos da artista estão pinturas, esculturas, trabalhos sobre papel, vídeos e instalações.

As bolas são elementos sempre presentes em seus trabalhos e se transformaram em uma marca registrada da artista. Aos 84 anos, Yayoi é tão obcecada por bolinhas, que decidiu viver — e por escolha própria — em uma clínica psiquiátrica, em Tóquio, desde 1977.

Todas as suas obras são produzidas na clínica e sua paixão pelas bolinhas começou quando ela ainda era criança. Na década de 1950, ela se mudou para Nova York, onde conheceu Donald Judd, Andy Warhol, Claes Oldenberg e Joseph Cornell. Sua carreira começou com pinturas, mas logo ela descobriu as performances e happenings. Foi então que ganhou notoriedade global.

A mostra já passou por Buenos Aires e depois do Rio de Janeiro será montada em Brasília. Em seguida, a exposição abre — finalmente — em São Paulo.

Veja o vídeo: http://migre.me/hDnsv

Fonte:  SP-Arte