Obras do Museu de Petrópolis serão destaque do Congresso Nacional

Peças fazem parte do acervo do Museu Imperial. Exposição estará em cartaz em Brasília a partir do dia 7 de agosto.

 n1 05.08.2013-1

Pintura Juramento da princesa Isabel (Foto: Reprodução/Vitor Meirelles)

Pinturas, esculturas, objetos decorativos, armas, condecorações e manuscritos pertencentes ao acervo do Museu Imperial em Petrópolis , Região Serrana do Rio, poderão ser apreciados em Brasília a partir do dia 7 de agosto. As peças, um total de 54, vão integrar a exposição “O Império em Brasília: 190 anos da Assembleia Constituinte de 1823”.

A mostra é resultado do trabalho conjunto entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal em parceria com o Museu Imperial, o Instituto Brasileiro de Museus e a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), instituição de ensino que fomenta a educação, a arte e a cultura.

n1 05.08.2013-2
Carta de abdicação de d. Pedro I

Na exposição, o público terá a oportunidade de conhecer peças emblemáticas do Império brasileiro e da formação do Estado nacional. Entre elas, estão a mesa na qual se reuniu a Assembleia Constituinte de 1823; a pintura Juramento da princesa d. Isabel, de autoria de Vitor Meirelles e datada de 1875; o busto de bronze Bonifácio de Andrada, executado por Marc Ferrez; o brasão de Armas do Império confeccionado com penas de aves; a carta de d. Pedro I a d. João VI, rompendo definitivamente os laços com Portugal; e a Carta de Abdicação de d. Pedro I ao trono do Brasil em favor de seu filho, d. Pedro de Alcântara, futuro d. Pedro II.

Também estarão expostas peças de uso cotidiano, como paliteiros de prata e peças de serviços de jantar. Também chamam a atenção as correspondências de membros da família imperial e autoridades, nas quais, além de assuntos de Estado, também são abordados temas de cunho mais íntimo. Um exemplo é a carta que d. Pedro II, aos cinco anos de idade, escreveu ao pai cinco dias após sua partida para Portugal.

A exposição, gratuita e com censura livre, ficará em cartaz no Salão Negro do Congresso Nacional até 20 de outubro de 2013. Escolas e grupos de estudantes podem agendar visitas guiadas com os educadores do Serviço Educativo pelo telefone 0800 619 619 ou pelo e-mail exposicoes@camara.leg.br.

Fonte: G1