Obras de ícones do movimento modernista brasileiro em exposição comemorativa

No ano de comemoração aos 90 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, o Palácio dos Bandeirantes reúne cerca de 80 obras do seu acervo e de outras coleções, entre pinturas e esculturas. A mostra vai até 29 de julho, com entrada grátis.

As peças mostram ao visitante os períodos do movimento modernista brasileiro, com o objetivo de fazer uma releitura da coleção doa membros da ABCA – Associação Brasileira de Críticos de Arte. Durante o período da mostra será lançado um catálogo com textos escritos pelos curadores da exposição.
 
Estão confirmadas obras dos mais importantes artistas brasileiros da época, precursores e decorrentes da Semana, entre eles, estão Pedro Alexandrino, Eliseu Visconti, Brecheret, John Graz, Rego Monteiro, Di Cavalcanti, Antonio Gomide, Ernesto De Fiori, Francisco Rebolo, Antonio Rocco, Benedicto Calixto, Bonadei, Mário Zanini, Pennacchi, Pancetti, Volpi, Bruno Giorgi, Cícero Dias, Clóvis Graciano, Flávio de Carvalho, Ismael Nery, Lívio Abramo e outros.
 
“A Ventania” (1915), de Anita Malfatti, e a pintura ícone da cidade de São Paulo, “Operários” (1933), de Tarsila do Amaral, são alguns dos destaques. Além de motivo da crítica de Monteiro Lobato em 1917, a obra de Malfatti foi participante da Semana em fevereiro de 1922, no Theatro Municipal.
 
 
 
 
Serviço
Exposição “90 anos depois – A Semana de Arte Moderna”
Data: de terça a domingo, de 3 de abril a 29 de julho de 2012.
Horário: das 10h às 17h.
Local: Palácio dos Bandeirantes (Av. Morumbi, 4500 – Morumbi/SP)
Entrada: Grátis
Informação: 2193-8282
 
 
 
Fonte: Cidadedesaopaulo.com