O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (SCEC), congrega e articula os museus paulistas, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico do Estado. Em seu último mapeamento, realizado no ano de 2010, foram listadas 415 instituições museológicas públicas e privadas, distribuídas em 190 municípios do Estado.
O SISEM-SP se estrutura em torno de premissas de parceria e responsabilidades compartilhadas, em que as ações previstas para cada região administrativa são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. Ao todo, o sistema atua em cinco linhas de ação principais: articulação, apoio técnico, comunicação, formação e fomento.
Atualmente, o SISEM-SP é coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo (UPPM/SCEC) por meio do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP).
Governo do Estado de São Paulo
João Dória
Governador do Estado
Rodrigo Garcia
Vice-Governador do Estado
Sérgio Sá Leitão
Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado
Cláudia Pedrozo
Secretária Executiva de Cultura e Economia Criativa do Estado
Frederico Mascarenhas
Chefe de Gabinete de Cultura e Economia Criativa
Antônio Thomaz Lessa Garcia Júnior
Coordenador da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico – UPPM/SCEC
Sistema Estadual de Museus – SISEM-SP
Davidson Panis Kaseker
Diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus – GTC SISEM-SP
Grupo Técnico de Coordenação do SISEM
Luiz Fernando Mizukami
Thaís Romão
Para acessar a legislação que estrutura o SISEM-SP, clique aqui.