O papel dos museus no período pós-pandemia é tema de live gratuita

Sob o mote do tema “Museus: perdas e recomeços”, da 15ª edição da Primavera dos Museus, evento anualmente realizado em todo o país pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), o Museu da Cidade realizará uma live no dia 22 de setembro, às 19h, com transmissão pelo canal Cultura Abraça Campinas, no Youtube.

O tema instiga os museus a refletirem sobre seu papel acolhedor e como instituições de apoio social para os recomeços que terão de ser enfrentados na situação (pós) pandêmica. O evento tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Não é preciso se inscrever para assistir a live, mas quem quiser o certificado de participação deve se inscrever pelo e-mail museudacidade@campinas.sp.gov.br.

A Primavera dos Museus é um programa de incentivo à reflexão e visibilidade dos museus nacionais e todos os anos, o Museu da Cidade participa da atividade. Para este ano, convidou duas profissionais da área de museus no campo educativo: Mila Chiovatto e Jurema Sampaio.

A palestrante Mila Chiovatto abordará o tema “Educação Museal durante e depois da pandemia: o que aprendemos?”, trazendo suas experiências a partir do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca de São Paulo e contando como se deu a atuação nesse período de pandemia. A apresentação abrangerá questões como: Quais perdas foram mais sensíveis? E quais aprendizados podemos ter a partir do cenário dado?

Jurema Sampaio falará sobre “Criatividade e Inovação na gestão de espaços de arte/educação”. Ela fará uma análise sobre o aumento da quantidade de espaços que oferecem oportunidades de vivenciar a arte, a adultos e crianças.

Segundo a palestrante, projetos sociais, museus, galerias, empresas e clubes vêm investindo em criar espaços e proporcionar várias iniciativas na área. Ela acredita que as atividades de arte/educação devem se fortalecer em diversos tipos de espaços, além da escola. A proposta é refletir sobre a relação entre a gestão dos espaços de arte/educação e a respeito de quem são os profissionais de ensino de arte, como se preparam e onde atuam.

Fonte: Portal da Secretaria de Cultura de Campinas