O legado cultural jesuítico no Brasil é tema de palestra gratuita do Museu de Arte Sacra de São Paulo

O Museu de Arte Sacra promove, em 28 de setembro, às 10h, a palestra gratuita “A Presença Jesuítica no Brasil: Aspectos do Legado Cultural”, com o Prof. Dr. Paulo de Assunção.
A atividade visa a apresentar a importância da presença da Companhia de Jesus no Brasil, considerando principalmente o legado arquitetônico e artístico deixado pelos jesuítas em diferentes partes do território brasileiro. Não é necessário fazer inscrição, o preenchimento das vagas será feito por ordem de chegada.

A Companhia de Jesus, fundada em 1534, por Iñígo de Loyola, assumiu um papel decisivo e fundamental no processo de regeneração da Igreja Católica na Europa e no movimento de expansão da fé católica para os demais continentes. Os jesuítas chegaram às terras brasileiras em 1549 e realizaram um trabalho importante na consolidação da fé católica e na árdua tarefa de povoamento nos séculos iniciais da ocupação do território brasileiro. Esses religiosos tiveram participação decisiva na formação da cultura brasileira, por meio da defesa do território, da educação, das artes etc.

O legado cultural e religioso foi um dos mais expressivos e que perdura até os dias atuais em diferentes partes do Brasil. Desta forma, a palestra tem como objetivo traçar uma panorâmica da história e do legado da Companhia de Jesus em terras brasileiras e a importância da valorização ao patrimônio jesuítico existente, principalmente, na cidade de São Paulo e Região Metropolitana.

Palestrante

Prof. Dr. Paulo de Assunção é Doutor em História Ibérica (École des Hautes Études en Sciences Sociales – EHESS-Paris); Doutor em História Econômica e Social (Universidade Nova de Lisboa) e Doutor em História Social pela (Universidade de São Paulo). Pós-doutor em Ciência da Religião (Universidade Mackenzie) e História da Educação (Universidade Estadual de Maringá). Dedicou boa parte da sua investigação a questões correlatas à presença jesuítica no império colonial português. Possui trabalhos premiados pela Academia da Marinha de Portugal e pelo Arquivo Nacional da Torre do Tombo e do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro – Prêmio D. João VI. Foi agraciado com o Prêmio Jabuti. É autor de diversos livros e artigos publicados em revistas acadêmicas nacionais e internacionais. Atualmente é membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

SERVIÇO

Palestra “A Presença Jesuítica no Brasil: Aspectos do Legado Cultural”

Data: 28 de setembro de 2019 (sábado)

Horário: das 10h às 11h30

Atividade gratuita

Não é necessário fazer inscrição, por ordem de chegada, capacidade da sala 70 lugares.

Informações: (11) 5627.5393 – mfatima@museuartesacra.org.br

Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo

Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metro Tiradentes.

Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso): Rua Jorge Miranda, 43
Estacionamento sujeito à lotação

Ao final da palestra será oferecido o certificado de participação.

Fonte: Museu de Arte Sacra de São Paulo