O Comitê Regional para América Latina e Caribe do Programa Memória do Mundo, da Unesco, recebe até a próxima quarta-feira (31) inscrições de candidaturas para sua convocatória 2016

 

A oportunidade se destina ao registro de patrimônio documental considerado relevante para a memória coletiva e documentada do povo latino-americano, sob a salvaguarda de arquivos, bibliotecas, museus, organizações não-governamentais e indivíduos que atuem em sua preservação. Confira aqui a integra da Convocatória.

O Comitê Regional do programa orienta que sejam incorporadas às propostas de registro documentos ou conjuntos documentais textuais (manuscritos ou impressos), audiovisuais (filmes, vídeos, registros sonoros), iconográficos ou cartográficos. 
Este ano, a seleção de candidaturas será realizada no âmbito da Reunião Anual de especialistas do Comitê Regional, que acontecerá na Universidade Nacional de Mar del Plata (Argentina) entre os dias 24 e 26 de outubro. 


Registros brasileiros – Desde 2002, o Registro Regional do Programa Memória do Mundo para América Latina e Caribe já inscreveu 123 conjuntos documentais, que incluem acervos de política, filosofia, letras e música, em formato textual, gráfico e audiovisual, sobre temas como direitos humanos, questões indígenas e escravidão. 
Os acervos brasileiros inscritos no Registro da Memória do Mundo incluem: Documentos relativos às viagens do Imperador Dom Pedro II no Brasil e no exterior, sob a guarda do Museu Imperial; Coleção do Imperador: fotografia estrangeira e brasileira do século XIX; Arquivos da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais; Arquivo arquitetônico de Oscar Niemeyer; e Rede de informação e contrainformação do regime militar no Brasil (1964-1985), saiba mais 
aqui.

 

2.logomow

 

 

 

Fonte: Comitê Regional para América Latina e Caribe do Programa Memória do Mundo
Imagem: divulgação