Núcleo Educativo do MCB realiza curso gratuito para professores, educadores e guias de turismo em agosto

20.08.2013 n7

Com o objetivo de contribuir na formação de pensamento crítico por meio de atividades de extensão educacional, o Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, promove em agosto duas oportunidades para professores da rede de ensino público e particular, educadores em geral e guias de turismo interessados em se aproximar das temáticas do MCB.

Os interessados poderão escolher entre os dias 28 de agosto, quarta-feira, das 14h às 18h, ou 31, sábado, das 9h às 13h, para ampliar o conhecimento acerca do acervo do museu e da Fundação Crespi-Prado. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo telefone (11) 3032 2499 ou e-mail agendamento@mcb.org.br. Serão disponibilizadas 40 vagas para cada dia.

O curso tem como principal foco as exposições de longa duração do museu: a Coleção MCB, que expõe utensílios da casa brasileira e peças representativas da transformação do mobiliário no país dos séculos 17 ao 21, e a exposição A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado, que aborda um importante capítulo do desenvolvimento paulistano entre o final do século 19 e meados do 20, com uma seleção de peças da coleção particular dos antigos moradores da casa que abriga hoje o MCB, o casal Fábio Prado e Renata Crespi.

O Núcleo Educativo preparou uma abordagem histórica dos objetos e das possibilidades de contextualização social, a partir das reflexões sobre a cultura material da casa brasileira. Os participantes serão estimulados a pensar as relações entre homem e habitat, processos de transformação da sociedade e inovações tecnológicas. Os conteúdos serão tratados a partir da observação e leitura dos objetos do acervo, como vetores de memória passíveis de diferentes abordagens que permitem ampliar a compreensão da potencialidade do objeto como símbolo e documento histórico.

Para os responsáveis pelo curso do Núcleo Educativo do MCB, “o contato direto com os professores, educadores e demais interessados permitirá estreitar as relações entre museu e instituições de educação formal e não formal potencializando as trocas e projetos compartilhados”.

Sobre o Museu da Casa Brasileira

O Museu da Casa Brasileira se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas, destaca-se o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado desde 1986, e que comemora em 2013 sua 27ª edição.

SERVIÇO:

Curso para Professores, Educadores e Guias de Turismo
28 de agosto – 14h às 18h
31 de agosto – 9h às 13h
Duração: 4 horas
Vagas limitadas: 40 por dia – Gratuito
Inscrições: (11) 3032.2499 ou agendamento@mcb.org.br

Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano
Tel.: (11) 3032-3727

VISITAÇÃO
De terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 4,00 – Meia entrada: R$ 2,00
Gratuito aos domingos e feriados
Acesso a pessoas com deficiência / bicicletário com 20 vagas

Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3032-2564 / agendamento@mcb.org.br
www.mcb.org.br