Novo museu expõe história da cozinha caipira

Numa construção de taipa de pilão, aquelas de terra umedecida socada em formas de madeira, está reunida uma parte da história da cozinha do interior de São Paulo.

Trata-se do Espaço Memória, que manteve sua estrutura original e abre as portas para o público hoje, na histórica fazenda Capoava, em Itu, a 101 km da capital.
 
Fazenda Capoava cria o Espaço Memória Capoava, com instalações e exposições sobre a cozinha paulista
 
No pequeno museu, estão à mostra objetos de antigamente, como bules, moedores caseiros de café e até uma cela original, usada nas cavalgadas dos tropeiros quando iam desbravar as terras.
 
Painéis ajudam a recuperar o percurso da alimentação no Estado a partir do século 18, apoiada no tripé feijão, farinha e carne-seca.
 
Moedor de grãos de café exposto no museu

O acervo conduz a um passeio pela trajetória dos bandeirantes, dos tropeiros, dos escravos dos engenhos e dos imigrantes das fazendas de café, que herdaram aquela cozinha caipira dos índios.

As informações reunidas ali foram pinçadas dos livros "Terras Paulistas" (Imprensa Oficial), com pesquisa da socióloga Maria Alice Setúbal, também dona da fazenda.

Quem deu novos ares ao espaço, com inserção de tecnologias como uma animação em 3D que simula o funcionamento de uma máquina de café de 1930, ainda intacta no local, foi o curador Ricardo Ribenboim, ex-diretor do Itaú Cultural, em São Paulo.
 
ACERVO INCLUI RECEITAS DO SÉCULO 19
 
Integra o acervo do museu receitas extraídas do caderno de dona Custódia Leopoldina de Oliveira, irmã de Bento Quirino dos Santos, um importante personagem da história de Campinas durante o ciclo do café na segunda metade do século 19.
 
Em registros de 1863 e 1864, foram destacados doces típicos das casas de fazenda da região, como o de figo e a cocada, e os "biscoitos de casa", cuja receita está descrita à direita.
 
Confira a receita extraida do caderno de 1863 da dona Lucy de Andrade.
 
Biscoitos de Casa
 
Rendimento: medidas para aproximadamente 600 g de biscoito
 
Ingredientes
– 1 dúzia de ovos levemente batidos
– 250g de açúcar
– 300 ml de leite
– 120g de banha
– 50g de polvilho azedo
– 1 colher (sopa) de fermento em pó
– 200g de fubá
– 1 pitada de sal
 
Preparo
– Misture todos os ingredientes, menos o fubá, e faça uma massa bem homogênea
– Acrescente o fubá aos poucos e amasse muito bem sobre uma superfície lisa e bem limpa, amassando a massa com as mãos até obter uma mistura compacta
– Deixe descansar por 30 minutos. Aqueça o forno em 200ºC
– Polvilhe a bancada com um pouco de fubá, abra a massa com um rolo de macarrão e corte com carretilha ou cortadores
– Coloque em assadeiras e leve para assar até que fiquem levemente corados
 
Serviço: 
Fazenda Capoava
Endereço km 89,9 da Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto (saindo de SP, com acesso na saída 59 da Rod. dos Bandeirantes); tel. 0/xx/11/2118-4100
Entrada gratuita (somente com reservas antecipadas)

 
Fonte: Folha de São Paulo
Imagens: Fabio Braga/Folhapress