O IV Simpósio Internacional de Pesquisa em Museologia já tem nova data. O evento acontecerá entre os dias 16 a 19 de novembro e está com inscrição aberta aqui.
A Organização, empenhada em garantir um ambiente seguro e saudável para o simpósio, seguindo as recomendações e diretrizes da Universidade de São Paulo, dos órgãos de saúde competentes e do poder público, decidiu por transferir a realização do evento para ambiente exclusivamente virtual.
Em compreensão ao momento e objetivando a ampliação da possibilidade de participação, as inscrições para submissão de resumos para apresentação de comunicações e pôsteres serão reabertas entre os dias 01 e 21 de agosto.
Para aqueles que já realizaram suas inscrições, mas desejarem alterar os resumos submetidos, com a abertura do sistema, também é possível fazê-lo.
A organização se coloca à disposição para aqueles que optarem pelo cancelamento da inscrição, para solicitar o reembolso do valor pago, basta entrar em contato pelo e-mail: ivsinpem.usp@gmail.com.
Tema central
A intenção do evento é discutir os contornos e as especificidades dos processos curatoriais museológicos e os respectivos estudos acadêmicos, a partir de abordagens que evidenciem as características das interlocuções interdisciplinares, tratem das especificidades de ensino e pesquisa neste contexto e, especialmente, problematizem as urgências contemporâneas no que diz respeito à proposição e à consolidação de museus e processos museológicos.
A partir do enfoque central do evento foram selecionados três subtemas para abordagens específicas e pormenorizadas:
Museologia e Interdisciplinaridade: resiliências metodológicas – A questão das metodologias de pesquisa e de trabalho técnico no contexto de ações museológico-curatoriais tem despontado como uma questão essencial referente a novas abordagens para a construção das interfaces entre a Museologia e outros campos de conhecimento.
Museologia: ensino e pesquisa – A expressiva ampliação dos cursos de graduação e o crescente cenário dos programas de pós-graduação no país no campo da Museologia e áreas afins evidenciam a necessidade de discussões sobre a formação profissional e a inserção dos egressos em diferentes áreas de trabalho e, em especial, nos domínios acadêmicos.
Novas Fronteiras Museológicas: a urgência do presente – Os desafios do presente que atingem os museus e os processos museológicos trazem novas demandas socioculturais que têm levado à experimentação de novos modelos de gestão, ao tratamento de questões decoloniais, à revisão de seus acervos, às distintas dimensões da acessibilidade, entre muitos outros temas que exigem abordagens urgentes.
Para mais informações, acesse: https://www.even3.com.br/ivsinpem2021/ .
Fonte: SinPem