Nova exposição na Pinacoteca de São Paulo reúne 77 obras de Hudinilson Jr.

Fotografias, xilogravuras, desenhos e documentos, entre outros, compõem a mostra gratuita

A Pinacoteca de São Paulo apresenta, de 14 de março a 17 de agosto, a exposição “Hudinilson Jr.: Explícito”, que reúne 77 obras provenientes de uma expressiva e recente doação com 95 itens ao acervo do museu realizada pela família do artista e pela Galeria Jaqueline Martins. Com curadoria de Ana Maria Maia e assistência de Thierry Freitas, ambos da equipe do museu, o recorte propõe elucidar, de maneira panorâmica, aspectos da trajetória desse “artista total”, falecido em 2013 aos 56 anos, de modo a privilegiar o entendimento da relação de sua prática artística com o museu e com a cidade, tema condutor da programação de 2020 da instituição.

A exposição reúne fotografias, xilogravuras, desenhos, documentos, cadernos, objetos e trabalhos em xerografia. Entre os últimos consta uma de suas séries mais conhecidas, Exercício de me ver (1980-1984), que marca seu pioneirismo, no início dos anos 1980, no uso da xerox como suporte artístico no Brasil. Entre 1975 e 1981, Hudinilson Urbano Jr. (1957-2013) coordenou o Centro de Xerografia na Pinacoteca, no qual foi responsável por fomentar uma produção prática, teórica e editorial nesse suporte. Realizou ainda, na instituição, quatro exposições individuais e curou duas coletivas com trabalhos produzidos a partir do mesmo suporte.

Durante o período de pesquisas e dispondo frequentemente do próprio corpo nu, utilizou uma fotocopiadora da instituição para realizar ações que unem performance e registro e que acabaram tornando-se marcos importantes da arte produzida no período. Com a doação, a série retorna agora ao espaço onde foi concebida. Em Detalhe do detalhe (1981-1983), espécie de desdobramento de Exercício de me ver, Hudinilson Jr. ampliou pequenos pedaços da primeira série até sua quase total abstração, escapando assim de uma eventual censura devida à aspiração erótica e pornográfica da obra. Dessa necessidade constante de se expor, de se tornar explícito, surge também a obra Intra Narciso (1990), em referência à personagem da mitologia grega que se apaixona pela própria imagem. A figura, adotada pelo artista como codinome ao longo da vida, aparece em boa parte de suas obras.

Tomando ainda como base a autorrepresentação, o homoerotismo e o gesto contracultural, interessou-se por outros suportes como o estêncil (aprendizado adquirido através do artista Alex Vallauri), a arte postal, a performance, o grafite e as intervenções urbanas. Para as últimas, costumava sair à noite pelas ruas de São Paulo e se juntou a Mario Ramiro (1957) e Rafael França (1957 – 1991) para montar o coletivo 3NÓS3, celebrado por suas ações transgressoras no espaço público entre 1979 e 1982.

Segundo a curadora, é essa vontade pública que parece definir a trajetória do paulistano. “Ainda que íntima e particular, sempre calcada nas experiências pessoais, sua obra se prestou a testar os efeitos de se estar exposto, sujeito às relações e disputas de um repertório comum”, ela reflete. O museu e a cidade, portanto, foram duas instâncias da vida pública com as quais o artista se engajou. Esse interesse consta nos projetos que desenvolveu no decorrer de mais de três décadas de carreira, e que agora, graças ao gesto generoso de sua família, podem se unir às quatro obras já existentes na coleção da instituição, abrindo caminhos para que a Pinacoteca venha a tornar-se um dos principais locais de pesquisa sobre o legado do artista.

Por fim, o título da exposição faz referência à obra Explicit (anos 1980), que Hudinilson grafitou com estêncil e tinta spray sobre os muros de São Paulo. O termo é replicado na forma de uma pequena obra em papel que faz parte da mostra e que pode oferecer algumas chaves de entendimento sobre a conduta na vida e na arte de um artista cujo caminho se construiu à revelia do conservadorismo e do preconceito.

A realização dessa exposição só foi possível graças ao apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 Ação educativa

Durante o período expositivo, o Núcleo de Ação Educativa (NAE) da Pinacoteca realizará visitas educativas mediante agendamento pelo telefone (11) 3324-0943 ou 3324-0944. Também disponibilizará material de apoio à pratica pedagógica que traz imagens das obras, seu contexto de produção e propostas de atividades, bem como curso de formação para professores, preferencialmente para os que lecionam no ensino médio, no dia 24 de abril de 2020.

SERVIÇO

Hudinilson Jr.: Explícito
Curadoria de Ana Maria Maia
Assistência de curadoria de Thierry Freitas
Abertura: 14 de março de 2020, sábado, às 11h
Visitação: 14 de março a 17 de agosto de 2020
De quarta a segunda, das 10h às 18h.
Pinacoteca de São Paulo
Edifício Pina Estação
Largo General Osório, 66 – Luz – 2º andar
Gratuita todos os dias.

Fonte: Sec. de Cultura de SP