Música no MCB inicia sua 15ª temporada com concerto da OCAM- Orquestra de Câmara da USP

Música no MCB

9 de março, domingo às 11h – Gratuito

Com 15 anos de tradição, o projeto Música no MCB retoma sua programação semanal a partir de 9 de março. Sempre aos domingos, às 11h, acontecem apresentações musicais no terraço do Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura. Por sua trajetória de qualidade, o projeto conquistou público cativo. Em 2013, foram mais de 300 espectadores por apresentação.

O concerto inaugural da 15ª edição fica por conta da OCAM – Orquestra de Câmara da ECA/USP, sob a regência do maestro Gil Jardim. Os domingos de março reservam mais três atrações especiais: o lançamento, em 16/3, do CD “Marco Pereira e Toninho Ferragutti”, com temas inéditos do duo de violão e acordeon; a cantora Fernanda Cunha, no dia 23, interpretando canções do seu álbum mais recente, “Coração do Brasil”; e, no dia 30, a tradição da música brasileira no show de Izaías e seus Chorões.

Para a apresentação no MCB, a OCAM traz em seu repertório peças dos séculos 18 e 19, respectivamente uma sinfonia de Beethoven e uma suíte de Edward Grieg, além de duas obras compostas no século 20: “Lied et Scherzo, Op. 54”, de Florent Schmitt, de 1910; e “Ponteio”, do brasileiro Claudio Santoro, de 1953. Criada em 1995, pelo maestro Olivier Toni, a orquestra tem como propósito dar suporte às atividades pedagógicas desenvolvidas no Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), bem como propiciar aos jovens músicos a prática instrumental necessária rumo à carreira profissional.

Confira detalhes das outras apresentações de março

Dia 16 – O duo formado pelo violonista Marco Pereira e o acordeonista Toninho Ferragutti interpreta no MCB os temas de seu primeiro trabalho em parceria. Paulistas, os músicos se encontraram em janeiro de 2013, quando participavam da Oficina de Música de Curitiba. A direção do evento pediu a eles que fizessem uma apresentação em duo, o que nunca havia ocorrido antes. O entendimento dos instrumentistas foi tão intenso que resultou em uma série shows e no desejo de fazer um registro definitivo: um CD com dez músicas, que traz oito temas autorais e duas composições de outros autores.

Dia 23 – A cantora Fernanda Cunha lança no MCB o CD “Coração do Brasil”, acompanhada pelos músicos Zé Carlos (violão), Jorjão Carvalho (contrabaixo) e Edson Ghilardi (bateria). No repertório estão compositores como Tom Jobim, Noel Rosa, Antonio Adolfo, Haroldo Barbosa, Ivan Lins e Daniel Gonzaga. Além das músicas do novo CD, Fernanda mostra também canções presentes no disco em homenagem a Johnny Alf, gravado por ela em 2004 e que está sendo relançado pela gravadora Kuarup.

Dia 30 – Para encerrar o mês, Izaías e seus chorões apresentam repertório variado com composições do final do século XIX até os dias atuais, de autores como Jacob do Bandolim, Waldyr Azevedo, Tom Jobim, Garoto, além de músicas próprias. Com o objetivo de preservar o choro tradicional, conservando suas raízes, o grupo foi criado pelo bandolinista Izaías Bueno de Almeida e seu irmão, o violonista Israel 7 Cordas. Em sua atual formação, conta ainda com Marco Bailão (violão de 6 cordas), Getúlio Ribeiro (cavaquinho) e Tigrão (pandeiro).

Sobre o projeto Música no MCB
Consolidado como uma opção de lazer e entretenimento para toda a família, o projeto Música no MCB completa 15 anos de existência em 2014. Com apresentações permanentes desde 1999, mais de 220 mil pessoas foram beneficiadas pelo acesso gratuito a shows de nomes importantes da música brasileira como os grupos Pau Brasil, Zimbo Trio, Projeto Coisa Fina, Orquestra Mundana, Orquestra Bachiana Jovem, Grupo Aum, Mawaca, Mutrib e Traditional Jazz Band, entre outros. Por meio deste projeto e da diversificação de sua agenda cultural, o museu possibilita a presença de novos públicos ao espaço museológico, democratizando o acesso à cultura.

Serviço
Música no MCB

MARÇO
9/3 – OCAM – Orquestra de Câmara da ECA/USP – Regente: Gil Jardim
16/3 – Marco Pereira e Toninho Ferragutti – Duo de violão e acordeon
23/3 – Fernanda Cunha Trio – Lançamento do CD “Coração do Brasil”
30/3 – Izaías e seus Chorões – Choro tradicional brasileiro

Dia e Horário: Domingo, sempre às 11h
Entrada gratuita

Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano
Tel.: (11) 3032-3727

Visitação
De terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada)
Gratuito aos domingos e feriados

Acesso a pessoas com deficiência / Bicicletário com 20 vagas
Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3032-2564 / agendamento@mcb.org.br 

www.mcb.org.br

Fonte:  MCB