Música, lives e cursos compõem a programação do Museu do Café de Santos

 Com atividades para todos os gostos, instituição planejou a agenda com ações presenciais e digitais

Integrando música, cursos e conversas gratuitas na agenda de atividades, o Museu do Café preparou uma programação variada para o penúltimo mês de 2020. Além de permanecer ativo e engajado no universo digital, também oferecerá atrações no edifício da antiga Bolsa Oficial de Café, que neste mês, expande seus dias de atendimento e passa a receber o público de quarta a domingo.

Programação

12 de novembro, às 17h, Instagram live “Educação patrimonial sob a lógica formal e não-formal” 

Visando a abordar as contribuições da educação patrimonial no desenvolvimento de noções de identidade e pertencimento, a gestora do setor educativo do MC, Daniella Oliveira, convida a professora mestra Adriana Campos Negreiros, vinculada à Prefeitura Municipal de Santos, para um bate-papo no Instagram. Na ocasião, as duas apresentarão a conexão dessa metodologia com a educação museal e os projetos que vem sendo realizados, conjuntamente, pelas duas instituições.

 14 de novembro, às 15h, Café com Música

Projeto do Museu que traz canções de diversos gêneros e ritmos aos visitantes, o “Café com Música” terá uma novidade este mês: quem desejar acompanhar a apresentação de casa, poderá assistir ao show pelo Instagram, no mesmo horário. Já aqueles que estiverem passeando pelas áreas expositivas, conseguirão contemplar ao vivo o repertório com Bossa Nova, Jazz e MPB.

 18 de novembro, às 14h, Dica do Barista

Além da retomada dos cursos presenciais, o Centro de Preparação de Café também voltará a promover a ação gratuita “Dica do Barista”! No dia 18, às 14h, os participantes terão a chance de integrar uma aula especial dedicada à extração caseira do cafezinho. O encontro é ministrado pelos especialistas que capacitam os profissionais durante a Semana de Formação do Barista.

As inscrições, sem custo, devem ser feitas por meio do e-mail cpc@museudocafe.org.br.

20 de novembro, às 10h30, Dia da Consciência Negra | Contação de história on-line

Voltada ao público infantil e familiar, o conto “o que aprendemos com os griots?” usará fantoches, sons, imagens e outros elementos cênicos para ampliar o imaginário sobre o continente africano, por meio da ludicidade. A live, que será compartilhada pelo Youtube, visa a valorizar a oralidade como forma de transmissão de saberes, estimulando novas relações entre as noções de identidade dos espectadores e referências culturais relativas às africanidades.

23 a 27 de novembro, Semana de Formação do Barista

Tendo reaberto as turmas dos cursos presenciais em outubro, o Museu continua a realizar as capacitações em novembro. Por meio de duas turmas, com limite máximo de 05 alunos – visando a evitar aglomerações e garantir a segurança dos participantes –, os interessados aprendem desde os princípios básicos do coado e espresso, até a execução de processos técnicos avançados, como a latte art, a regulagem do moinho e a harmonização da bebida.

Ao total, estão disponíveis três módulos e os coffee lovers podem selecionar quais aulas desejam aderir. Para o momento da inscrição, basta acessar o site da instituição.

26 de novembro, às 17h, Instagram live “Somos bons vizinhos”

Em colaboração com a ONG Oficina do Futuro, parceria de longa data do Museu do Café, a gestora Daniella Oliveira ministrará uma nova transmissão ao vivo, no Instagram, voltada à pauta da educação. Na última quinta-feira do mês (26), ela e a fundadora da instituição, Sonia Ponte, terão como foco o trabalho de defesa dos direitos humanos, autoestima e protagonismo da comunidade dos entornos. Ainda, abrirão espaço para apresentar a consolidação das perspectivas por meio de um breve panorama das propostas desenvolvidas.

Expediente excepcional

Nos dias 15 e 29 de novembro, o edifício do MC estará fechado para visitação, tendo em vista o 1º e 2º turno das eleições, respectivamente.

SERVIÇO

Museu do Café

Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP

Telefone: (13) 3213-1750

Funcionamento: de quarta a domingo, das 11h às 17h (bilheteria até às 16h)

R$ 10,00 e meia entrada para funcionários da rede pública do Estado de São Paulo e terceira idade

Grátis aos sábados

Acessibilidade no local

museudocafe.org.br

Fonte: Museu do Café