MUSEUS NO IPIRANGA E EM ITU CONTAM COM VÁRIAS ATIVIDADES EM JULHO

Mesmo com o fechamento do Edifício-Monumento (Museu do Ipiranga) ao público para obras de restauro e modernização, entre os dias 10 e 29 de julho diversos setores do Museu Paulista da USP promovem atividades culturais no período das férias escolares. A programação inclui desde a inauguração da exposição Elos: Portas e janelas de Itu, parte da programação do festival INTERFOTO ITU, até uma visita noturna em parceria com os Museus da Cidade e de Zoologia ao Parque da Independência e seu entorno.

A primeira atividade do mês faz parte da programação do 14º Encontro USP Escola. Com início no dia 10 de julho e até o dia 14, a equipe do Museu do Ipiranga irá oferecer o curso Museu Paulista: interdisciplinaridade e possibilidades educativas de um museu de História, relacionando as tarefas realizadas na instituição com o trabalho dos professores em sala de aula. Serão abordados temas como conceitos-chave de História e Cultura Material e as peculiaridades da pesquisa em um museu universitário. O curso acontece na Cidade Universitária, tem 45 vagas para professores e profissionais de outras áreas com interesse no assunto, e exige inscrição prévia.

Ainda no Ipiranga, acontecem a Oficina de Brinquedos, no dia 22, e a Caminhada Noturna Museus do Ipiranga, no dia 28. A oficina irá confeccionar brinquedos com sucata a partir de temas do Museu da Cidade (peteca), Museu Paulista (bilboquê) e Museu de Zoologia (dedoches). Ao final, será elaborado um binóculo para ser utilizado em percurso pelo Parque da Independência, envolvendo o Museu da Cidade e o Museu do Ipiranga (visita externa), e será encerrada com uma visita noturna ao Museu de Zoologia. Os participantes irão guardar sua experiência por meio de um mapa com diferentes formas de registro.

Na cidade de Itu, o Museu Republicano preparou suas atividades, entre os dias 11 e 29, em parceria com várias instituições da cidade: União Negra Ituana, INTERFOTO ITU, Cinepiano, Secretaria de Cultura de Itu/Festival de Artes de Itu e CRAS PIPA/Secretaria de Promoção Social da Prefeitura de Itu.

A primeira delas é a oficina Brinquedos e Brincadeiras da cultura da infância, que consiste em valorizar a arte do “saber fazer” – os gestos, as músicas e trabalhos manuais das tradições do interior – que possibilitam a troca de memórias entre crianças de várias idades, jovens e adultos na produção coletiva do brincar. No dia 13, acontece a oficina educativa Mapas Imaginários como parte da abertura da mostra Frestas rendadas: mapa afetivo do Centro Histórico, um mapa confeccionado e bordado pelas mulheres da renda cidadã do CRAS PIPA/Secretaria de Promoção Social de Itu, e idealizado pelo Serviço Educativo do Museu com a artista plástica Morgana Ribeiro.

No mesmo dia, a programação do Museu Republicano abre espaço para a fotografia, com a abertura da exposição Elos: Portas e janelas de Itu, uma seleção de 20 trabalhos sobre a temática promovida pela parceria do Museu com o INTERFOTO ITU, que ficará em cartaz entre julho e setembro de 2017. Mais tarde, no auditório do Centro de Estudos, acontecerá a palestra Fotografia e Conservação com João Marcos Rosa e Érico Hiller. No dia 15 pela manhã, terá vez a palestra Tratamento e Edição Profissional de Imagens com Photoshop, Lightroom e ACR, por Alexandre Keese.

Quem visitar o Centro de Estudos no dia 21 poderá vivenciar uma experiência audiovisual única na apresentação de grandes clássicos do cinema com O CINEPIANO. Ao piano, Tony Berchmans irá improvisar a trilha sonora e musical das obras exibidas utilizando temas de sua autoria e excertos das músicas folclórica e clássica, sempre em intenso diálogo com a narrativa dos filmes.

A programação terá sua conclusão com uma grande celebração à mulher negra em Itu. Ao longo de todo o dia 29, o 2º Encontro da Mulher Negra em Itu promove contação de história com Marina Costa, exibição audiovisual do “Samba de Terreiro de Itu” de Júlio Abe Wakahara, a palestra “A População negra de Itu pós-abolição” com a professora da UNESP Claudete de Sousa Nogueira, a roda de conversa “Mulheres negras ituanas e a contemporaneidade” com representantes da União Negra Ituana, e o encerramento com apresentação da Folia de Reis Estrela do Oriente de Itu.

Toda a programação é gratuita, tanto no Ipiranga quanto em Itu. Algumas porém exigem inscrições prévias. Além das atividades, o Museu Republicano de Itu recebe visitantes de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. Acompanhe as novidades sobre os eventos no site do Museu Paulista da USP, http://mp.usp.br.

Confira os detalhes da programação:

PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS DO MUSEU DO IPIRANGA

14º Encontro USP Escola
Curso: Museu Paulista: interdisciplinaridade e possibilidades educativas de um museu de História
Data: 10 a 14 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h
Local: Instituto de Física da USP (Rua do Matão, 1371 – Cidade Universitária, São Paulo/SP)
Vagas: 45 para professores e demais interessados
Informações e inscrições: serveduc@usp.br / (11) 2065-8053/8055

Programação em parceria com o Museu da Cidade e o Museu de Zoologia
Oficina de brinquedos
Data: 22/07, sábado, das 10h às 12h
Local: Bosque do Parque da Independência (mesas próximas ao parquinho, Ipiranga, São Paulo/SP)
Vagas: 30 para o público em geral
Sem necessidade de inscrição prévia

Caminhada noturna Museus do Ipiranga
Data: 28/07, sexta, às 18h
Local: Parque da Independência (Ipiranga, São Paulo/SP)
Vagas: 30 por ordem de inscrição
Informações e inscrições: serveduc@usp.br / (11) 2065-8053/8055

PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS DO MUSEU REPUBLICANO DE ITU

Oficina: Brinquedos e Brincadeiras da cultura da infância
Data: 11 de julho, terça-feira, 14h às 17h
Educadoras responsáveis: Aline Zanatta e Cristina Nizzola.
Número de vagas: 10
Público: para educadores
Local: Museu Republicano (Rua Barão de Itaim, 67, Centro)
Inscrições: (11) 4023-0240

Abertura da mostra: Frestas rendadas: mapa afetivo do Centro Histórico
Data: 13 de julho, quinta-feira, às 18h
Com a artista plástica e arte educadora Morgana Ribeiro.
Local: Museu Republicano (Barão de Itaim, 67, Centro, Itu/SP)
Inscrições: (11) 4023-0240, ramal 3

Abertura da exposição – Elos: Portas e janelas de Itu – INTERFOTO ITU
Data: 13 de julho, quinta-feira, às 18h
Local: Museu Republicano (Rua Barão de Itaim, 67, Centro)
Sem necessidade de inscrição prévia
Informações: http://www.interfotoitu.com.br

Palestra: Fotografia e Conservação – INTERFOTO ITU
Com João Marcos Rosa e Érico Hiller
Data: 13 de julho, quinta-feira, das 19h às 22h
Local: Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano (Rua Barão do Itaim, 140, Centro, Itu/SP)
Informações: http://www.interfotoitu.com.br

Palestra: Tratamento e edição profissional de imagens com Photoshop, Lightroom e ACR – INTERFOTO ITU
Com Alexandre Keese
Data: 15 de julho, sábado, das 10h às 12h
Local: Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano (Rua Barão do Itaim, 140, Centro, Itu/SP)
Informações: http://www.interfotoitu.com.br

CINEPIANO Tony Berchmans – Festival de Artes de Itu
Data: 21 de julho, sexta-feira, às 19h
Com Tony Berchmans
Local: Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano
Capacidade: 100 lugares (os ingressos serão entregues 1 horas antes do início do concerto no local da apresentação)
Informações: 40230240 e http://cinepiano.com/

2º ENCONTRO DA MULHER NEGRA DE ITU
Data: 29 de julho, sábado, das 9h às 17h
Local: Museu Republicano (Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu/SP) e Centro de Estudos do Museu Republicano (Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu/SP)
Informações: (11) 4023-0240, ramal 3

PROGRAMAÇÃO
09h00 – Abertura – Contação de história, com a arte educadora Marina Costa.
10h30 – Exibição do audiovisual “SAMBA DE TERREIRO DE ITU”, de Júlio Abe Wakahara. Após a exibição haverá debate com o artista-arquiteto-fotógrafo-urbanista Júlio Abe Wakahara e a cineasta e Profa. Lilian Solá Santiago.
13h30 – Palestra “A População negra de Itu pós-abolição”, com a docente da UNESP Claudete de Sousa Nogueira
15h00 – Roda de conversa “Mulheres negras ituanas e a contemporaneidade”, com as representantes da União Negra Ituana Fátima Carmo Silva, Nancy Hayashi e Alessandra Silva Santos.
16h30 – Encerramento com apresentação da Folia de Reis – Estrela do Oriente de Itu

Fontes: Museu no Ipiranga e em Itu