Museus e equipamentos culturais de São Paulo oferecem programação especial dedicada ao mês das crianças

Museus

Equipamentos como Catavento, MIS, Museu da Língua Portuguesa, Pinacoteca, Biblioteca de São Paulo e Casa das Rosas terão oficinas, shows, espetáculos teatrais e contação de histórias. Edição especial do Cultura Livre SP leva cantora Tiê ao Parque Villa Lobos, em show inédito dedicado às crianças.

Durante o mês que celebra o Dia das Crianças (12/10), os museus e equipamentos culturais do Governo de São Paulo apresentam uma série de atividades direcionadas ao público infantil.

A começar pelo projeto Cultura Livre SP, que terá edição especial para a criançada. No sábado (12) às 11h, a cantora Tiê apresenta no Parque Villa Lobos um show inédito dedicado ao público infantil. No repertório estão sucessos como “Ciranda da Bailarina” e “História de Uma Gata”, músicas de Chico Buarque para o Musical Infantil “Os Saltimbancos”. Além de “Plunct Plact Zum”, de Raul Seixas; Piuí Abacaxi, do Trem da Alegria; Super Fantástico”, “Ai Meu Nariz”, “Galinha Magricela”, “Amigos do Peito” e “Tem Gato na Tuba”, de A Turma do Balão Mágico; e composições da cantora como “Pra Alegrar o Meu Dia” e “Se Enamora”.

Já na Biblioteca de São Paulo, a Cia. Pia Fraus de Teatro Infantil apresenta o espetáculo “Bichos do Brasil” às 16h do dia 12. Com bonecos, música e coreografias, o espetáculo proporciona uma experiência diferente para as crianças e acaba com a ideia de que os bichos moram apenas em fazendas.

O Museu da Língua Portuguesa oferecerá durante todos os finais de semana de setembro, diversas atividades especiais direcionadas ao público infantil. Destaque para a atividade “Museu Autorzinho”, que acontecerá às 13h do dia 12. Utilizando brinquedos, desenhos e palavras, crianças de 8 a 12 anos poderão criar seus próprios museus dentro de pequenas caixas. Em seguida, conhecerão o acervo em uma visita que tem como proposta conversar sobre as escolhas dos objetos presentes no Museu. As inscrições deverão ser feitas 15 minutos antes, na entrada principal do museu. Já nos sábados 19 e 26, a partir das 13h, as crianças e seus familiares são convidados a cantar no caraoquê do Museu. O objetivo é compartilhar experiências, encontrar gostos em comum e relacionar música, história e língua portuguesa. Todos os domingos do mês serão oferecidas visitas especiais das 14h às 16h sem necessidade de inscrição. As atividades são gratuitas, porém, será cobrado o ingresso ao Museu. Lembrando que aos sábados, o Museu da Língua Portuguesa é sempre gratuito.

Outra opção de diversão é o Catavento Cultural e Educacional – que oferece, nos dias 5, 12 e 13 de outubro, as mais curiosas atividades para o público infantil. No sábado (5), as crianças podem participar da oficina de montagem de carrinhos movidos a energia solar e de miniaviões que funcionam com sistema de elásticos. A atividade acontece com grupos de 4 crianças por monitor, das 13h30 às 16h30 e tem meia hora de duração. Em 12 de outubro, os visitantes poderão assistir às apresentações do carismático trio de físicos do “Ciência em Show” em duas apresentações que acontecem às 13h30 e às 15h30 no Auditório do Catavento. Já no domingo (13), também às 13h30 e às 15h30, serão apresentados dois “Shows de Mágicas”. O espetáculo tem duração de 40 minutos, com muita interação com o público, que será convidado a subir ao palco e participar das ilusões.

Já o MIS – Museu da Imagem e do Som, realiza edição especial do projeto Maratona Infantil no domingo (13). A programação, que é gratuita, tem início às 10h e se estende até as 17h com exibição de filmes, oficinas variadas, circo, teatro, contação de histórias, shows e diversas outras atividades. Destaque para apresentação do espetáculo “Circo Alegria e Cidadania” com o grupo Folias de Picadeiro, que acontece no Auditório MIS das 12h às 13h e para a Oficina de Construção de Instrumentos com Samuca Alvarenga Conta Mais, que acontece das 11h às 12h e oferece 20 vagas. Mais à tarde, às 16h, a criançada pode conferir o espetáculo “Bichos do Brasil”, com a Pia Fraus.

No sábado (12), o Museu do Futebol, terá na programação jogos educativos para pais e filhos. Tanto o jogo de cartas “Memória + Ação” como a brincadeira “Com que roupa eu vou?” – em que o visitante será convidado a montar as roupas contemporâneas e antigas utilizadas por torcedores, jogadores e juízes, acontecerão às 11h e às 14h.

A Pinacoteca preparou uma série de atividades exclusivas para crianças de 6 a 10 anos. Além dos passeios educativos, os visitantes mirins podem se divertir com a Educateca, uma caixa composta por atividades lúdicas como o “Olho vivo”, um jogo investigativo e super divertido em que a criança se torna um explorador e por meio de pistas precisa descobrir detalhes de obras presentes na exposição de arte brasileira “Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo”. O jogo torna a visita ao museu mais interativa, estimula a criatividade e o raciocínio cognitivo. Indicado para crianças a partir de 6 anos. A Pinacoteca também oferece a brincadeira “Jogos da memória e dominó”, cartões com reproduções de obras do acervo da Pinacoteca. Indicado para crianças a partir de 7 anos. Estimulam a memória, a percepção e o raciocínio. Todos os jogos são gratuitos e podem ser solicitados, mediante a disponibilidade e apresentação de documento com foto, aos educadores na entrada do museu. No dia 12, às 12h, também terá contação de história, no segundo andar do museu, com Andi Rubinstein.

Durante todos os sábados de setembro, o Museu de Arte Sacra convida as crianças para primeiro ouvir a contação de história “Construindo Um Prédio de Barro” – em que dois personagens ajudam a contar como foi construído o Mosteiro da Luz, um prédio do século XVIII e depois para participar da Oficina “Pequenos Arquitetos” – em que as crianças experimentam possibilidades de construções tridimensionais, utilizando diversos materiais, através de um processo criativo e lúdico. As atividades são gratuitas e têm início às 14h30 e uma hora de duração. A dica é chegar com 15 minutos de antecedência.

No dia 12, a Casa das Rosas terá, às 11h, o “Jardim das Brincadeiras”, uma atividade que resgata as brincadeiras populares ao ar livre. Mais tarde, às 14h, tem a contação “A Benzedura da Caipora e outras histórias de mamulengo para crianças”, com o Grupo Mão na Luva. São histórias de Pedro Malasartes e cantigas populares acompanhadas de percussão e resgate a ventriloquia. Após a apresentação haverá oficina de dedoche para as famílias.

Também no sábado (12), das 14h às 16h, a Casa Guilherme de Almeida traz oficina de livros animados ou animação em Flip Book, na qual os participantes serão convidados a produzir personagens e animar uma pequena história. Depois da oficina, às 16h, será exibido o primeiro longa-metragem de Walt Disney, “Branca de Neve e os sete anões”, na programação Cinematographos especial para o Dia da Criança. Serão oferecidas 15 vagas e é necessário inscrever-se com antecedência.

Para maiores informações, clique aqui. 

Fonte: Secretaria de Estado da Cultura