Museus do Interior de São Paulo têm programação especial para as férias

1 - em baixa
Foto:Divulgação / Esplanada do Museu Casa de Portinari

Oficinas, exposições e teatro estão entre as atrações da programação dos museus da Secretaria da Cultura no interior de São Paulo

Também tem programação cultural de férias nos museus do interior do estado de São Paulo. Os equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado prepararam uma programação especial para o mês de julho, repleta de oficinas, brincadeiras infantis e exposições, com atividades para adultos e crianças.

Em Campos do Jordão, de 7 a 31 de julho, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro realizam a programação Férias no Museu. Com atividades diárias e gratuitas voltadas para o público de todas as idades, o projeto contará com oficinas de culinária, artesanato, dança, música e de preservação ambiental, entre outras.

Até o dia 31 de julho, o Museu Casa de Portinari, em Brodowski realiza sua tradicional programação Férias no Museu. Intitulada “Brincarolando no Museu – Construindo Nossa Infância” nesta edição, a agenda traz um tema que muito agradava o artista: a música. As ações serão relacionadas com as brincadeiras infantis, constantemente retratadas nas obras de Portinari. “O objetivo é propor muita diversão, criatividade e lazer, em uma interação participativa, visando o crescimento artístico e social das crianças, jovens e adultos de Brodowski e região e contribuir para o fortalecimento das artes e das relações sociais”, ressalta a gerente do equipamento cultural, Cristiane Maria Patrici.

Em Tupã, o Museu Índia Vanuíre desenvolve, de 13 a 26 de julho, das 9h às 11h, diversas atividades relacionadas à educação e ao lazer. Na “Oficina de Férias”, durante quatorze dias, serão organizadas atrações lúdicas e reflexivas com o objetivo de promover o conhecimento de forma dinâmica. Com 30 vagas, a ação será voltada para o público de 6 a 12 anos. Confira a programação abaixo.

Já o Museu do Café, em Santos, realiza mais uma vez o projeto “Férias no Museu”, que traz uma série de atividades educativas e lúdicas para as crianças e famílias que visitarem a instituição durante o mês de julho. Nesta edição, o equipamento cultural apresenta o espetáculo “Recontando”, do ator Alexandre Camilo, e inaugura seu novo espaço infantil, chamado “Varandinha do Museu”, que permanecerá à disposição dos visitantes durante o horário de funcionamento da instituição.

A grande novidade da programação de férias deste ano é o espaço infantil “Varandinha do Museu”. No local, que será destinado ao público infanto-juvenil, a instituição traz uma série de atrações lúdicas e brinquedos voltados à temática do café, além de dispor materiais e jogos para entretenimento. Completando o espaço, toda semana o museu oferece duas oficinas de artesanato para as crianças, ministradas pela artesã Fátima Rodrigues. De maneira criativa e divertida, utilizando materiais como cartolinas, EVA, plástico e canetas coloridas, os participantes aprendem a confeccionar espantalhos nos dias 04 e 18 de julho, e personalizar xícaras de café nos dias 11 e 25, sempre às 15h. Nas oficinas, o público aprende a fazer também jogos da velha baseados no tema do grão.