Museus do Café e da Imigração realizam o webinar “Quantos views?: Experiências da educação museal em plataformas digitais”

Para além das visualizações de conteúdos produzidos nas redes sociais, as equipes do Museu do Café e do Museu da Imigração buscam alternativas para a realização de ações educativas significativas aos seus públicos. Pensando nisso, o seminário “Quantos views? Experiências da educação museal em plataformas digitais” será promovido no dia 30 de junho (terça-feira), às 15h, por meio de um webinar no Zoom.

Com participação de especialistas da área, o encontro apresentará iniciativas inovadoras na construção desse conhecimento e na abertura dos equipamentos para novos públicos, dialogando sobre estratégias e desafios de tornar essas instituições cada vez mais acessíveis e democráticas nos meios digitais.

As inscrições devem ser realizadas por meio de um formulário (com vagas limitadas) e as dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail agendavisitas@museudocafe.org.br.

Participantes

Daniella Silva de Oliveira – Analista Educativo Pleno do Museu do Café

Graduada em Estudos Sociais com licenciatura plena em História, pela Faculdade Don Domenico – 2009. Especialista em Patrimônio Cultural: preservação e memória pela Universidade Santa Cecília – 2012. Há quinze anos trabalha nos âmbitos formais e não formais de educação e atualmente atua como responsável pelo Setor Educativo do Museu do Café.

Isabela Maia – Gestora do Núcleo Educativo do Museu da Imigração

Atua como educadora de instituições culturais desde 2013 e, atualmente, é gestora do Núcleo Educativo do Museu da Imigração. Formou-se em Comunicação Social com Habilitação em Midialogia pela Unicamp e realizou o Curso de Gestão Cultural do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

Mariana Varzea- Diretora da Inspirações Ilimitadas Projetos Culturais

Atua há 30 anos no setor cultural, exercendo distintos cargos públicos, privados e em organismos do terceiro setor, sempre convergindo as áreas de cultura, museus e educação. É museóloga, mestre em História Social da Cultura (Puc/Rio) e Doutoranda em Museologia ( UHLT/Lisboa). Foi Superintendente de Museus da Secretaria de Estado de Cultura do RJ (2011 a 2016), responsável pelas políticas para a área museológica, bem como desenvolvimento de atividades relacionadas com a preservação, documentação, pesquisa, gestão, comunicação, expografia, financiamento e fomento da rede fluminense de museus.  Em 2016,  criou a Inspirações Ilimitadas Projetos Culturais,  empresa por meio da qual realiza consultorias, desenvolve produtos e projetos para a área de museus, patrimônio histórico e gestão de equipamentos culturais.   

Sônia London – Coordenadora Educativa do Museu da Pessoa

Graduada em Letras pela Faculdade de Língua e Literatura Francesa e Pós-Graduação em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Foi supervisora da área pedagógica na Secretaria Estadual do Menor do Estado de São Paulo; coordenadora nacional da Fundação Fé e Alegria do Brasil e gestora de projetos da Fundação Gol de Letra. Desde 2002 está no Museu da Pessoa. Coordenou a elaboração da Tecnologia Social da Memória, além de diversos projetos de memória e mais de 12 publicações educativas. Foi gestora, diretora executiva e hoje é líder da área Educativa do Museu da Pessoa. 

Sandro Rosa – Produtor Museológico na Oi Futuro

É bacharel em Produção Cultural pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro e mestrando em Cultura e Territorialidades pela Universidade Federal Fluminense. Integra a equipe do Oi Futuro, atuando como produtor museológico do Museu das Comunicações e Humanidades – Musehum. Nesta função tem a oportunidade de atuar na elaboração, acompanhamento e realização das ações do Musehum e Programa Educativo Oi Futuro.

SERVIÇO

Seminário “Quantos views? Experiências da educação museal em plataformas digitais”

Data: 30/06/2020

Horário: 15h

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/1v-pNWWvJDdc6QzP_JTtEOOdAQsuYgfm0pkMpJE0lmzA/edit

Dúvidas: agendavisitas@museudocafe.org.br

Fonte: Museu do Café e Museu da Imigração