Museus de Portinari, Índia Vanuíre e Felícia Leirner realizam programações especiais para as férias escolares

Em janeiro a diversão está garantida para o público infantil dos museus Casa de Portinari, Índia Vanuíre e Felícia Leirner. Os equipamentos estão preparando atividades culturais imperdíveis que prometem auxiliar os pais na difícil tarefa de entreter a garotada durante as férias escolares.

imagem mural

No museu Casa de Portinari, em Brodowski, a tradicional programação “Férias no Museu” já tem dia certo para começar: dia 2 de janeiro, com brincadeiras infantis, entre elas pula-corda, amarelinha, pique-esconde e peteca, manipulações de brinquedos, como pé de lata, pião, diabolô, bilboquê, iô-iô, bolinhas de gude e malabares, oficinas de desenho, teatro de fantoches e peças teatrais. As atividades tem como objetivo recriar cenários vividos por “Candinho”, além de inspirar o participante para que sinta o prazer das brincadeiras de rua.

Em Tupã, o Museu Índia Vanuíre recebe as inscrições para a “Oficina de Férias” a partir de 2 de janeiro e o projeto acontece de 14 a 18 do mesmo mês. Entre as atividades, oferecidas para crianças de 6 a 12 anos, estão oficinas de confecção de filtro de sonho, montagem de um pandeiro com o símbolo português “Galo de Barcelos” e passeio pelo campo de golfe de Bastos. Um dos destaques é uma gincana com brincadeiras indígenas, que tem como objetivo aproximar ainda mais os participantes das tradições ou costumes desses povos e ressaltar a importância da preservação da memória individual.

Já em Campos do Jordão, o mês será recheado de atividades lúdicas. A programação será dividida em três módulos. Na primeira semana, de 7 a 12 de janeiro, as artes plásticas ganharão destaque com oficinas de esculturas e contação de histórias. De 14 a 19/1, a música será o tema das ações, com oficina de confecção de instrumentos musicais e instrumentalização, além de uma apresentação de chorinho. Para fechar, de 21 a 26/1, a natureza será explorada em oficinas, na ecobrinquedoteca e no ensaio aberto da Orquestra Filarmônica de Campos do Jordão.