Museus da Secretaria da Cultura no interior divulgam programação de maio

Os museus da Secretaria da Cultura do Estado no interior, administrados pela ACAM Portinari, divulgaram a programação de maio. Confira o que irá acontecer no Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Índia Vanuíre (Tupã) e no Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão).

MUSEU CASA DE PORTINARI

Família Legal
O Museu Casa de Portinari proporciona aos visitantes a possibilidade de conhecer mais sobre a vida e obra do artista, sua história e da família, além dos contextos históricos do município. Aos finais de semana, os grupos que visitam o local são convidados para participar da ação Família Legal, que tem como objetivo, além da descontração, proporcionar momentos de união entre amigos e familiares com brincadeiras que estimulam o raciocínio, a concentração e a memória, e que envolvem comunicação e conhecimentos gerais. As atividades são gratuitas e acontecem todos os sábados e domingos, nos jardins da casa. Após a participação, o grupo recebe certificado de “Família Legal”.

Datas: 12, 13 , 19, 20, 26 e 27/05/2018
Horário: das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00

Oficinas Andantes
O Museu Casa de Portinari, com o objetivo de ampliar e consolidar seu papel por meio do desenvolvimento de ações de inclusão social, realiza as Oficinas Andantes, que oferecem a oportunidade para que moradores de bairros afastados tenham acesso ao patrimônio cultural que ele representa. A atividade inclui a exposição “Portinari: Vida e Obra”, oficinas de pintura (criação individual e coletiva), brincadeiras infantis (diabolô, pião, bola de gude, pula-corda, amarelinha, pula-carniça), músicas (música popular brasileira, erudita, cirandas, folclóricas, dança de roda), dobraduras (brinquedos e personagens de obras como o espantalho), contação de histórias (dramatização de contos e poemas de autoria de Candido Portinari). No evento também são feitas oficinas abordando as técnicas de expressão e criação artística, utilizando materiais convencionais ou recicláveis, proporcionando ao participante total de liberdade de expressão.

Data: 12/05/2018
Local: Bairro João Luiz de Vicente – Rua José A. Puga
Horário: das 10h00 às 15h00

Domingo com Arte
O Domingo com Arte, do Museu Casa de Portinari, busca proporcionar aos artistas plásticos de Brodowski e Região uma oportunidade para divulgarem seus trabalhos e, ao mesmo tempo, oferecer aos visitantes uma experiência de imersão no fazer artístico. Todo o segundo domingo do mês, na esplanada da instituição, é realizado o evento que, além da presença de jovens artistas e também veteranos, da cidade e região, conta com música instrumental e MPB.

Data: 13/05/2018
Horário: das 10h00 às 16h00

Curso de Pintura
No intuito de incentivar o fazer artístico e descobrir novos talentos a partir do domínio e desenvolvimento de técnicas de pintura, das proporções e cores, e dos exercícios de criatividade, o Museu Casa de Portinari realiza o Curso de Pintura, sob a orientação do artista plástico Rafael Mandú.

Período: até 28/06/2018
Local: Galpão do Merched (Rua Floriano Peixoto, nº 371 – Centro – Brodowski/SP)
Horário: das 9h00 às 10h30 e das 14h00 às 15h30
Público alvo: alunos 5º a 9º ano (pré-selecionados)

16ª Semana de Museus
De 14 a 20/05/2018

Roda de Conversa
Os museus têm se adaptado cada vez mais ao novo cenário, aos novos públicos e às novas tecnologias no intuito de se comunicar de forma mais ampla com a sociedade contemporânea. Nesse sentido, o Museu Casa de Portinari realiza uma Roda de Conversa com a Museóloga e Diretora Executiva da ACAM Portinari, Angelica Fabbri, que abordará o assunto “Inovações Tecnológicas na Comunicação Museal”, e os recursos utilizados pelo museu em sua nova expografia.

Data: 16/05/2018
Horário: 19h00

Palestra Sobre “Mídias Online”
Os meios de comunicação têm se tornado cada vez mais fáceis e acessíveis, conectando pessoas das mais diversas formas, o tempo todo. Levar informação para pessoas em lugares remotos é hoje bem mais simples; com as mídias online o alcance desse público se torna possível. Para estimular que os colaboradores da instituição reflitam sobre o poder dessas ferramentas, o Museu realiza uma palestra sobre o uso das mídias online adotadas pela equipe de comunicação da instituição. A palestra será ministrada pela analista de comunicação da ACAM Portinari, Débora Fifolato, e a diretora de mídias sociais da Inova House, Andrea Salles.

Data: 17/05/2018
Horário: 16h00
Público-alvo: restrito a colaboradores da instituição

Encontro Sobre “Hiperconexão com a Comunidade Local”
O Museu se relaciona com a sociedade em todos os seus segmentos e usa de todos os meios de comunicação para isso, fortalecendo os laços entre os munícipes e a instituição. Para celebrar aproximar a comunidade brodowskiana e a instituição museal, e pensar em modelos de hiperconecções mais dinâmicos e contemporâneos, o museu convida seus parceiros angariados aos longo de seus 48 anos de existência para uma Roda de Conversa, mediada por Clubes de Serviços, Associações de Bairros, Instituições Educacionais e Sociais entre outros.

Data: 18/05/2018
Horário: 16h00

Local: Museu Casa de Portinari (Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro – Brodowski/SP)
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita

MUSEU ÍNDIA VANUÍRE

Oficinas para Famílias
Datas: 12, 13, 19, 20, 26 e 27/05/2018
Aos sábados e domingos, o Museu Índia Vanuíre realiza oficinas culturais para famílias. A programação desenvolve atividades lúdicas e reflexivas com os participantes, como forma de uma maior integração a família e o Museu. A atividade deste será a confecção de uma presilha de cabelo inspirada na colônia espanhola.
Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)
Horário: das 9h00 às 16h00
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

Aguçando as Memórias
Data: 08 e 22/05/2018
O Museu Índia Vanuíre retoma em maio o projeto Aguçando as Memórias para continuar contribuindo com a inclusão social e cultural de idoso, fazendo com que ele seja capaz de alcançar sua potencialidade, valorizando seus saberes ao reviver os bons momentos de suas vidas, enxergando a vida de uma maneira tolerante e positiva, e trazendo de volta sua autoestima. O primeiro encontro de 2018 será uma roda de conversa e uma apresentação de um vídeo sobre diferentes técnicas de bordados. Em seguida, os integrantes participarão de uma oficina com a artesã e assistente social, Romilda Ferreira Dias Siqueira, objetivando maior interação com o grupo. No segundo encontro, os integrantes do projeto darão início ao trabalho manual feito de recortes de retalhos, sobras de pano e/ou linhas, utilizando os materiais para reproduzirem lembranças, que representam sua infância.
Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)
Horário: das 14h00 às 15h30
Informações: (14) 3491-2333
Público-alvo: idosos
Entrada: gratuita

Museu e Cidadania
Data: 16/05/2018
O Museu Índia Vanuíre recebe o público de instituições sociais e da comunidade terapêutica da cidade para explorar os conteúdos do acervo e das exposições temporárias de forma acessível e lúdica. A ação tem como objetivo a inclusão sociocultural. A atividade para esse encontro será a confecção de um artesanato em forma de flor, com diversos materiais recicláveis. O objetivo é comemorar o Dia das Mães (13/05).
Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)
Horário: das 15h00 às 16h30
Informações: (14) 3491-2333
Público-alvo: pessoas com deficiência
Entrada: gratuita

O Olhar é o Sentir Pelas Mãos
Data: 23/05/2018
O projeto O Olhar é o Sentir Pelas Mãos é uma ação conjunta do Museu Índia Vanuíre com o Programa Vida Iluminada – Unimed. Tem a intenção de promover a inclusão dos deficientes visuais para que se tornem frequentadores do espaço cultural, promovendo a convivência da equipe com o público cego, despertando nos envolvidos momentos de aprendizado, reflexões para a vida no cotidiano. Em maio será realizado um passeio para o Museu dos Tropeiros, com o objetivo de preservar a cultura das comitivas de tropeiros do município, além de retratar a história do grupo denominado “Chapéus Brancos”, que em 1964 organizou o primeiro rodeio na cidade de Tupã.
Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)
Horário: das 13h00 às 16h00
Informações: (14) 3491-2333
Público-alvo: cegos do Programa Vida Iluminada
Entrada: gratuita

Cultura e Questões Indígenas em Foco
Data: 25/05/2018
Para que novas gerações reconheçam a contribuição dos diversos grupos para a formação do país, será exibido um documentário no auditório da instituição, seguido por uma roda de conversa com os participantes. O vídeo escolhido para exibição é o episódio “Primeiros Contatos”, da série “Índios no Brasil”. No documentário, trechos do filme “Sertão, Entre os Índios do Brasil Central”, de Genil Vasconcelos, mostram o primeiro contato de índios Xavantes, da região centro-oeste, com não índios, na década de 50. O episódio traz ainda cenas do filme “Guerra de Pacificação na Amazônia”, de Yves Billion, e aborda os impactos sofridos pelos índios do noroeste do Brasil pelo contato com as frentes de expansão, na década de 1970.
Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)
Horário: às 9h00 e às 14h00
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

Exposições

Fortalecimento da Memória Tradicional Kaingang – de Geração em Geração
Período: de 01 a 31/05/2018
A exposição “Fortalecimento da Memória Tradicional Kaingang: de Geração em Geração” é uma autonarrativa com o intuito promover a tradição, o processo e as técnicas de confecção da cerâmica Kaingang, valorizando o conhecimento e os fazeres dos indígenas mais velhos e sábios. Todos esses aspectos, materiais e imateriais, serão apresentados ao público através de uma exposição bilíngue (Kaingang e português) que conta com objetos, imagens fotográficas e vídeo.
Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)
Horário: das 9h00 às 17h00
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

16ª Semana de Museus
Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos
De 15 a 18/05/2018
Neste ano, o Instituto Brasileiro de Museus lança a discussão sobre a interação dos museus com seu entorno. Para celebrar a 16ª Semana de Museus, o Museu Índia Vanuíre desenvolverá, de 15 a 18 de maio, o projeto “O Museu e a Inclusão Digital”, que consiste em um ciclo de palestras e ações virtuais que tem por meta a abordagem e o inclusão de novos públicos no meio digital. Ocorrerá um ciclo de palestras e workshops que visará aproximar diferentes tipos de públicos, desde pessoas que têm acesso as mídias digitais, até os que não possuem. As ações serão ministradas por profissionais que apresentarão suas experiências. Com isso, pretende-se fazer com que população tenha maior acesso aos meios de inclusão digital e que se envolvam com as publicações e as redes sociais da instituição.

Workshop Sobre Mídias Sociais
Data: 15/05/2018
Será realizado um workshop com tema de mídias sociais para o público idoso, visto que o grupo em questão tem cada vez mais acesso as redes sociais e ao celular. A ação será um momento para auxiliar esse público em suas dúvidas e transmitir informações importantes para que eles consigam ter ainda mais intimidade com seus aparelhos celulares, tablets e computadores.
Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)
Horário: das 14h00 às 16h00
Informações: (14) 3491-2333
Público-alvo: terceira idade
Entrada: gratuita

Palestra Sobre Marketing Digital
Data: 16/05/2018
Na quarta-feira (16/05), no Auditório do Museu acontecerá uma palestra do empreendedor Lucas Hatano, com foco no público indígena, que terá como objetivo mostrar-lhes como funciona o marketing digital nas multinacionais na atualidade. E como essas ações podem ser adaptadas e incorporadas nas comunidades indígenas.
Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)
Horário: das 14h00 às 16h00
Informações: (14) 3491-2333
Público-alvo: escolar indígena
Entrada: gratuita

Visita Mediada
Data: 17/05/2018
Em frente ao Museu Índia Vanuíre acontece, todas as quintas-feiras, uma feira livre. No dia 17 de maio, a instituição irá oferecer uma visita mediada especial voltada para os feirantes e pessoas que trabalham tão próximas ao local, mas ainda não são públicos da instituição. A intenção é abordar o acervo de forma aproximar os participantes, apresentando fatos e costumes, além do modo de vida indígena e de colônias imigrantes que ainda estão presentes nos dias de hoje, principalmente relacionados à alimentação.
Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)
Horário: das 19h00 às 20h00
Informações: (14) 3491-2333
Público-alvo: feirantes
Entrada: gratuita

Oficina de Comida Indígena
Data: 17/05/2018
Após a visita mediada, o grupo de feirantes será convidado para participar de uma oficina de comida típica Kaingang. Na ação ele vão conhecer melhor os costumes dessa etnia e compará-los com seus próprios. A intenção é mostrar que o Museu é um espaço de troca de saberes e que todas as culturas tem seu valor e podem ter aspectos em comum.
Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)
Horário: das 20h00 às 21h00
Informações: (14) 3491-2333
Público-alvo: feirantes
Entrada: gratuita

Palestra Inclusiva
Data: 18/05/2018
Para fechar a 16ª Semana de Museus, convidamos o palestrante Fábio Oliveira para abordar a vida e a inclusão do público deficiente visual no mundo virtual. Oliveira é cego e falará sobre sua experiência em rádio web.
Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)
Horário: das 14h00 às 16h00
Informações: (14) 3491-2333
Público-alvo: deficientes visuais
Entrada: gratuita

MUSEU FELÍCIA LEIRNER/AUDITÓRIO CLAUDIO SANTORO

Viver o Canto: Oficina Continuada de Expressão Vocal (2º e 3º encontros)
Na oficina Viver o Canto, conduzida pela cantora, terapeuta e educadora vocal Cecília Valentim – mestre em Psicologia da Arte pela USP – o participante encontrará um caminho para desenvolvimento vocal e para a expressão pessoal, dissolvendo estruturas enrijecidas e crenças que limitam sua voz. No âmbito coletivo, a prática permitirá abrir e treinar a percepção para constituir uma afinação coletiva e gerar uma harmonia integrada e interativa entre todos os participantes. Venha fazer parte desse coral e descobrir a alegria de cantar em grupo. O primeiro encontro aconteceu em abril, mas ainda teremos mais três encontros inesquecíveis!

Data: 18/05/2018
Horário: às 16h00
Entrada: gratuita

Visita Educativa
Aos sábados, domingos e feriados, o visitante fará uma visita educativa para conhecer os dois equipamentos culturais: Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro. Ao longo do percurso poderá conhecer mais sobre as personalidades que dão nome aos equipamentos, desfrutando igualmente do contato com o meio ambiente e natureza local.

Datas: 12, 13, 19, 20, 26, 27 e 31/05/2018
Horário: às 10h00 e às 11h00; às 15h00 e às 16h00
Entrada: gratuita

Curso para Professores: A História da Arte em Campos do Jordão

Desenvolvido pela especialista Adriana Harger, o curso tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre Campos do Jordão e seus vínculos com a arte. Durante o encontro, serão discutidas e apresentadas estratégias de atividades lúdicas e educativas para a sala de aula, além de compartilhado embasamento teórico e bibliográfico. Venha conhecer a arte que vive e pulsa em Campos do Jordão e descobrir como apresentá-la para seus estudantes, de forma que aprendam mais sobre a cidade em que vivem e possam, assim, respeitar esse belíssimo patrimônio! Haverá certificado de participação de três horas.

Data: 10/05/2018
Horário: às 18h30
Vagas: 30 vagas, mediante inscrição por telefone ou pelo e-mail contato@museufelicialeirner.org.br
Entrada: gratuita

Família no Museu: Cores da Mantiqueira
A ação educativa compartilha, com o público, características e experiências sobre as estações do ano em Campos do Jordão. Em seguida, todos são convidados a observar as cores e nuances de luz da paisagem e da natureza no entorno do Museu Felícia Leirner. A partir dessas referências, serão criadas composições artísticas visuais. Uma maneira divertida de interagir com a natureza!

Datas: 12 e 13/05/2018
Horário: dia 12/05, às 09h30 e às 16h; e dia 13/05, às 9h30
Entrada: inteira R$10,00 e meia R$5,00 (estudante e idoso) – gratuita aos domingos (conheça nossa política de gratuidade no www.museufelicialeirner.org.br/expediente-e-ingresso)

Diálogos Impertinentes – Pais e Filhos
O projeto “Diálogos Impertinentes”, idealizado por Gustavo Prudente, convida o público a refletir sobre pontos sensíveis da cultura brasileira e mundial atual. Passando por preconceitos e paradigmas, o intuito é a expansão da visão sobre nós mesmos, a partir de pontos de vista variados e até conflitantes. O tema desta terceira edição é “Pais e Filhos”. Venha ampliar a sua forma de enxergar o mundo e compartilhar experiências!

Data: 13/05/2018
Horário: às 10h30
Entrada: gratuita

Família no Museu: Memória Ilustrada
A ação convida o público a buscar algo marcante entre as memórias de sua história – um momento, uma música, um lugar – que servirá como inspiração para a escrita e a ilustração do seu próprio livro pop up. Venha conhecer essa técnica e mergulhar na sua própria história!

Data: 19 e 26/05/2018
Horário: dia 19/05, às 10h30; e dia 26/05, às 10h30 e às 15h30
Entrada: inteira R$10,00 e meia R$5,00 (estudante e idoso) – gratuita aos domingos (conheça nossa política de gratuidade no www.museufelicialeirner.org.br/expediente-e-ingresso)

Oficina Temática – Estampagem com Folhas de Outono
Inspirados pela estação do outono e pela paisagem da Serra da Mantiqueira, grupos de estudantes serão estimulados a coletar folhas caídas das árvores típicas encontradas na natureza local para servir como base na produção de uma obra artística visual. A oficina temática para público escolar mediará conceitos de meio ambiente e arte contemporânea.

Data: 22/05/2018
Horários: às 9h30 e às 14h30 (1 turma por horário)
Entrada: gratuita
Público-alvo: grupos de estudantes mediante agendamento

Domingo Musical: Apresentação “Duo du Vent” – Canções Francesas
Ligia Kamada (voz) e Diogo Oliveira (violão) se unem para um show com repertório de músicas francesas que passam pelo autoral como “A Chaque Instant”, “Avec Les Autres”, “Au Dela de Soi”, “Par-Ici” e “Jamais Loin”, da interprete e compositora, pelo pop como “Je Veux”, de Zaz, e “La Demeure d’un Ciel”, de Camille Dalmais, entre outras obras famosas do cancioneiro francês.

Data: 27/05/2018
Horário: às 11h00
Entrada: gratuita

“I Festival da Terra: Reconexão e Sustentabilidade”
Em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, entre os dias 31 de maio e 2 de junho, a equipe do Museu Felícia Leirner e do Auditório Claudio Santoro realizará o “Festival da Terra: Reconexão e Sustentabilidade”. O evento, criado em parceria com artistas, produtores e terapeutas, tem como intuito despertar reflexões sobre as possibilidades da criação de ambientes e de rotinas de vida mais sustentáveis a partir de diálogos, partilha de experiências, palestras, vivências ao ar livre, workshops, entre outras atrações pautadas no respeito aos seres vivos e ao planeta que nos abriga. No dia 31 de maio, das 16h às 17h, será realizada a abertura da exposição fotográfica “Relaxa a Cabeça”, de Marco Cidale, com a discotecagem impecável do DJ Matt Sander. A partir das 18h30, será realizada uma visita educativa noturna pelo Museu Felícia Leirner. A melhor maneira de começar o feriado!

Período: de 31/05 a 02/06/2018
Horário: das 16h00 às 20h00
Entrada: inteira R$10,00 e meia R$5,00 (estudante e idoso) – gratuita aos domingos (conheça nossa política de gratuidade no www.museufelicialeirner.org.br/expediente-e-ingresso)

16ª Semana de Museus

Telefone sem Fio
Compondo a programação da “16ª Semana de Museus”, o Museu Felícia Leirner convidou os demais museus da Região Administrativa de São José dos Campos para uma corrente virtual de apoio e divulgação mútua. Inspirada na brincadeira de infância “Telefone Sem Fio”, a ação permitirá a interação entre os museus participantes, impulsionando a campanha “Um Museu leva ao Outro”, criada em 2016. O público poderá acompanhar as ações e interações na página do Museu e Auditório no Facebook; e, de lá, poderá acessar os diferentes links e fazer uma “viagem” pelos museus da nossa Região Administrativa!

Período: 01 a 31/05/2018

Ligue os Pontos – Meu Museu, Minhas Conexões!
Nesta ação, o público receberá um mapa com pontos que representam a localização das esculturas do Museu Felícia Leirner, para que durante a visita, aponte as suas preferidas. Ligando os pontos escolhidos, os visitantes traçam e nomeiam um percurso pessoal que poderá ser reproduzido com barbantes coloridos, em um grande painel, compondo uma obra de arte coletiva. Venha registrar o seu percurso favorito e compartilhar suas impressões com a gente!

Período: 15 a 20/05/2018
Horário: das 9h00 às 18h00
Entrada: inteira R$10,00 e meia R$5,00 (estudante e idoso) – gratuita aos domingos (conheça nossa política de gratuidade no www.museufelicialeirner.org.br/expediente-e-ingresso)

Semana Escola vem ao Museu
Durante a “16ª Semana de Museus”, os estudantes participam da atividade especial “Ligue os Pontos – Meu Museu, Minhas Conexões!” em que cada grupo recebe um mapa com pontos que representam a localização das esculturas do Museu Felícia Leirner, para que durante a visita, aponte as suas preferidas. Ligando os pontos escolhidos, os grupos traçam e nomeiam o seu próprio percurso, que poderá ser reproduzido com barbante colorido em um grande painel, compondo uma obra de arte coletiva. Para participar, basta que a escola agende o horário junto à equipe de educadores do Museu.

Período: 15 a 18/05/2018
Horário: das 9h30 às 11h00 e das 14h30 às 16h00
Entrada: gratuita
Público-alvo: grupos de estudantes

Apresentação de Dança – Projeto Olharte
A performance apresenta o resultado obtido pelos alunos de dança ao longo do “Projeto Cultural Olharte Campos do Jordão”, conduzido pela professora de dança Eliane Humberg no Museu e Auditório. Uma oportunidade para conhecer esse trabalho tão significativo e se encantar com a proposta!

Data: 19/05/2018
Horário: às 15h00
Entrada: inteira R$10,00 e meia R$5,00 (estudante e idoso) – gratuita aos domingos (conheça nossa política de gratuidade no www.museufelicialeirner.org.br/expediente-e-ingresso)

Abertura do Projeto “Roteiro Cultural – Campos do Jordão”
Durante a programação da “16ª Semana de Museus” o Museu Felícia Leirner realizará a abertura do projeto “Roteiro Cultural – Campos do Jordão”, criado em parceria com o Museu Casa da Xilogravura. Por meio de atividades interativas como jogos e brincadeiras, a ação visa, em princípio, estimular o público a conhecer esses dois importantes espaços de cultura do município de Campos do Jordão, e ainda colaborar com o turismo e fortalecer a rede de apoio entre as instituições.

Data: 20/05/2018
Horário: das 9h00 às 18h00
Entrada: gratuita

Local: Museu Felícia Leirner – Auditório Claudio Santoro (Av. Dr. Luis Arrobas Martins, nº 1.880 Alto da Boa Vista – Campos do Jordão/SP)
Informações: (12) 3662-6000

Fonte: ACAM Portinari