MUSEUS-CASAS LITERÁRIOS ABREM INSCRIÇÕES PARA PALESTRAS, CURSO E OFICINA PARA O MÊS DE SETEMBRO

Programação dedicada à literatura traz temáticas diversificadas com atividades on-line e gratuitas

A Rede de Museus-Casas Literários, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciada pela Poiesis, está com as inscrições abertas para a programação do mês de setembro. A Rede é formada pelos museus Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade.

Muitas vezes confundida com um resumo do livro ou com um release, a resenha pode manter um breve e fértil diálogo com a obra resenhada, contendo ao mesmo tempo informação e reflexão crítica. Na oficina Ao leitor, com carinho: resenha como crítica literária, brevidade e rigor, o escritor e coordenador do Centro de Apoio ao Escritor da Casa das Rosas, Reynaldo Damazio, discutirá aspectos essenciais da resenha, com exercícios de escrita para os participantes. O encontro acontecerá em 15 de setembro, das 19h às 21h. As inscrições estão abertas até o dia 9 de setembro, neste link.

O curso Fanfiction – Narrativas Ficcionais de Fã para Fã tem como objetivo traçar um panorama histórico da Fanfiction, desde suas primeiras manifestações até o cenário atual do Fanwriting e Fandom de Mídia, ressaltando os impactos do advento da internet, que mudaram de forma irreversível o modo como o público se relaciona com a ficção. Serão destacados cases da literatura e do audiovisual, como Sherlock Holmes, Jornada nas Estrelas, Arquivo X, Harry Potter, Crepúsculo e 50 Tons de Cinza, entre outros. Ministrado por Joyce Pais, editora-chefe do portal Cinemascope, as aulas acontecerão às segundas-feiras, dias 14, 21 e 28 de setembro às 19h. As inscrições devem ser feitas neste link até o dia 13 de setembro. 

Com o confinamento vinculado à pandemia do coronavírus, muitas pessoas relatam um interesse cada vez maior por literatura e filosofia. O escritor e professor Flávio Ricardo Vassoler pretende discorrer durante a palestra O Confinamento Pandêmico e o Interesse por Literatura e Filosofia sobre possíveis razões e afetos pelos quais o confinamento e o isolamento pandêmicos estariam municiando o imaginário e o ímpeto reflexivo coletivo em busca de histórias e conceitos. A palestra será transmitida pelas páginas de YouTube e Facebook da Casa Guilherme de Almeida no dia 23 de setembro, quarta-feira, às 19h.

O museu é um espaço físico e mental em que a cultura vive intensamente, por meio da forte conexão entre o presente, o passado e o futuro. Na palestra Museu, Templo das Musas, o diretor da Rede de Museus-Casas Literários, Marcelo Tápia, buscará expor experiências anteriores e atuais da Casa Guilherme de Almeida, Casa das Rosas e Casa Mário de Andrade, que preservam e produzem memória e atuação criativa. O encontro acontecerá na plataforma Google Meet no dia 25 de setembro, sexta-feira, das 19h às 21h. As inscrições ficam abertas até o dia do evento, neste link.  

Nos encontros do Clube de Leitura da Casa Mário de Andrade, os participantes terão oportunidade de conhecer a tradição do cordel, gênero literário que foi reconhecido, em 2018, como patrimônio imaterial pelo IPHAN. A cada encontro, o autor convidado fará uma breve apresentação de sua trajetória, seguida da leitura de uma de suas obras. No dia 26 de setembro, sábado, às 16h30, a convidada será a cordelista e contadora Cleusa Santo, que irá recitar e comentar o cordel O anel da pedra rosada. As inscrições estão abertas até o dia 26 de setembro neste link

SERVIÇO

Casa das Rosas

Oficina

AO LEITOR, COM CARINHO: resenha como crítica literária, brevidade e rigor

Com Reynaldo Damazio

Terça-feira, 15 de setembro, das 19h às 21h

Inscrições até 9 de setembro, neste link

200 vagas 

Plataforma: GoogleMeet 

Casa Guilherme de Almeida

Curso

FANFICTION – NARRATIVAS FICCIONAIS DE Fà PARA Fà

Com Joyce Pais  

Segundas-feiras, dias 14, 21 e 28 de setembro, às 19h

Inscrições até 13 de setembro, neste link

200 vagas

Plataforma: GoogleMeet 

Palestra

O CONFINAMENTO PANDÊMICO E O INTERESSE POR LITERATURA E FILOSOFIA

Com Flávio Ricardo Vassoler 

Quarta-feira, dia 23 de setembro

Plataforma: Youtube / Facebook   

Casa Mário de Andrade

Palestra

MUSEU, TEMPLO DAS MUSAS

Com Marcelo Tápia

Sexta-feira, 25 de setembro, das 19h às 21h

Inscrições até 25 de setembro, neste link.

200 vagas

Plataforma: Google Hangouts Meet.

O link será enviado aos inscritos por e-mail.

Palestra

CLUBE DE LEITURA CASA MÁRIO DE ANDRADE III

Com Lucineide Vieira e convidados

Sábado, 26 de setembro, das 16h30 às 18h

Inscrições até 26 de setembro, neste link

200 vagas

Plataforma: Google Hangouts Meet.

O link será enviado aos inscritos por e-mail.

Fonte: Poiesis