Museus administrados pelo Estado lançam editais para agendas de exposições

8-11-2013 N8

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) anuncia a abertura de editais públicos para inscrições de exposições de curta duração em três museus administrados pelo Estado: Museu de Arte de Santa Catarina, Museu de Imagem e do Som e Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa. “Os documentos tiveram como base a Lei 11.904, de 2009, que cria o Estatuto dos Museus”, explica a administradora do Masc, Lygia Roussenq Neves.

O prazo para inscrições no Edital do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa já está valendo desde esta segunda-feira (7) e vai até o dia 24 de janeiro de 2014. Para o Museu da Imagem e do Som, as inscrições ocorrerão de 14 de outubro a 6 de dezembro. Já no Masc, que em 64 anos de existência definirá pela primeira vez sua agenda anual por meio de uma política de editais, o período de inscrições será de 1º de novembro de 2013 a 28 de março de 2014.

Poderão participar do processo de seleção proponentes brasileiros ou estrangeiros em situação legal no país. Os editais completos e seus anexos estão disponíveis ao final desta matéria. Todo o processo é gratuito.

Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa – As exposições apresentadas deverão abordar, preferencialmente, temas relacionados à história, memória e patrimônio cultural. As mostras devem estar em consonância com a Lei Federal 9.610/98, que consolida a legislação sobre os Direitos Autorais.

As propostas serão selecionadas por Comissão de acervo e pauta do Museu. A Comissão selecionará até quatro propostas para participarem do calendário 2014 e uma para abertura do calendário de 2015 de Exposições e Mostras de curta duração. O Museu Histórico de Santa Catarina publicará o resultado das exposições e mostras selecionadas pelo edital em seu site.

Informações adicionais: (48) 3028-8090.

Museu de Imagem e do Som (MIS-SC) – Serão aceitos trabalhos nas áreas de Fotografia, Audiovisual e outras mídias de interesse artístico, histórico, sociológico ou cultural. Cada contemplado terá o direito ao uso do espaço expositivo por um período de 60 dias para exposição e mais dez dias para montagem. A Comissão de Pautas será responsável pela análise e seleção das propostas e não cabem recursos. O resultado da seleção será publicado no site do MIS (www.fcc.sc.gov.br/mis) no dia 18 de janeiro de 2014.

Informações adicionais: (48) 3953-2327, das 13h às 19h de segunda a sexta-feira.

Museu de Arte de Santa Catarina – Cada contemplado terá direito ao uso do espaço expositivo por um período de 60 dias para exposição, mais 15 dias para montagem e desmontagem da exposição, totalizando 75 dias.

O cronograma anual de exposições de curta duração prevê a realização de quatro ciclos de exposições selecionadas por meio deste edital, com o objetivo de promover e difundir a produção de artes visuais. Serão aceitos trabalhos nas diferentes linguagens das artes visuais.

A seleção será realizada pela Comissão Consultiva do Museu de Arte de Santa Catarina, e suas decisões serão soberanas, não sendo passíveis de recursos. O resultado da seleção será publicado no site do Masc (www.masc.sc.gov.br) até maio de 2014. Os selecionados receberão um comunicado por escrito, via postal.

O Masc poderá remarcar uma nova data no calendário do ciclo expositivo, no caso de interesse maior da instituição, como por exemplo a realização de exposição itinerante de visibilidade nacional ou internacional.

Informações adicionais: (48) 3953-2380.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC