MuseumWeek 2020 promove diversas ações culturais nas mídias digitais dos museus

Pela primeira vez, evento contará com hastags em português

De hoje até 17 de maio acontece a sétima edição da MuseumWeek 2020, primeiro festival internacional dedicado às instituições nas mídias sociais. A ação mundial vai reunir entidades que, durante uma semana, oferecerão conteúdo digital com o lema “togetherness – 7 days, 7 themes, 7 hashtags”. Em português, o lema foi traduzido oficialmente como “União – 7 dias, 7 temas, 7 hashtags”.

Para Benjamin Benita, organizador da MuseumWeek e Presidente da Culture For Causes Network, “no atual cenário é fundamental que possamos estar juntos, mesmo se fisicamente distantes. Conectada, a comunidade cultural internacional pode trazer felicidade e união no momento em que isso é mais necessário. Muitos nos perguntaram se a MuseumWeek 2020 iria mesmo acontecer, quando uma crise de saúde sem precedentes se abateu sobre a humanidade. Após muita deliberação, decidimos manter a data do evento, ajustando o foco das hashtags para que elas incorporassem a realidade da atual conjuntura. Isso porque agora, mais do que nunca, é importante que nos sintamos plenamente conectados”, diz.

No início do ano, a “união” [no original “togetherness”] foi adotada como tema geral da MuseumWeek 2020. No atual contexto, a temática se tornou ainda mais relevante. A humanidade só poderá enfrentar os desafios do século XXI se estiver unida.

“A prosperidade do planeta, dos indivíduos e das sociedades está ameaçada. A crise na saúde, em função do Coronavírus, fortaleceu nosso desejo de divulgar amplamente esta mensagem e de trabalhar a MuseumWeek para que ela possa prestar apoio às populações em confinamento e a todos os que estão lutando contra a pandemia”, afirma Benjamin.

Ele destaca ainda o poder especial que a cultura, a arte e as instituições que as apoiam têm de unir as pessoas. “Elas permitem que criemos laços, dão sentido às nossas vidas e nos ajudam a desenvolver nossas maiores aspirações. Elas nos fazem aprofundar a compreensão sobre quem somos e para onde vamos, e representam uma base sólida para a sociedade mundial. Cultura e arte são aquilo que marca a nossa humanidade: este é um forte motivo para amá-las e celebrá-las”.

Agora, ainda mais, os principais objetivos da MuseumWeek se mostram unificadores e necessários: a transmissão da cultura e da arte a públicos de todo o mundo permite que as instituições culturais estendam suas missões às plataformas digitais. Por esta razão é que as datas originais da MuseumWeek foram mantidas e que os organizadores convidam os museus a oferecerem conteúdo digital no formato “7 dias, 7 temas, 7 hashtags” de 11 a 17 de maio.

Hashtags 2020

No dia 11 de maio, os trabalhadores que atuam na linha de frente da luta contra a COVID-19 serão homenageados com a hashtag #HeroisMW. Depois, #CulturanaQuarentenaMW, inspirado na iniciativa do Museu Getty (#ArtInQuarantine), que inspira as pessoas em confinamento a recriar obras de arte a partir de objetos e pessoas de sua própria casa dará continuidade no dia 12. Já no dia 13, será a vez do tema principal da Museum Week #JuntosMW, um tributo à coletividade e aos esforços conjuntos: “Sozinhos, vamos rápido; juntos, vamos mais longe”. O dia de relembrar exposições, eventos culturais e melhores momentos em museus e instituições afins será celebrado em 14 de maio, com #MomentosMuseuMW. O dia 15, será dedicado às mudanças climáticas com o #climaMW e o dia 16, será utilizada a hashtag #TecnologiaMW, dedicada à tecnologia que ajuda a criar laços entre as pessoas e a ultrapassar esse momento difícil. A semana terminará no dia 17, com um dia dedicado a #SonhosMW que incentiva o compartilhamento de planos, projetos e sonhos de construir um futuro melhor.

Fonte: MuseumWeek