Museu Republicano lança jogos educativos on-line inspirados em seu acervo

Para despertar ainda mais o interesse do público em conhecer o seu acervo, o Museu Republicano “Convenção de Itu” vai lançar nesta quinta-feira (12) os primeiros jogos educativos on-line de uma série que está sendo realizada. A novidade será apresentada em uma live pelo canal oficial da instituição no YouTube, a partir das 18h.

Esses primeiros jogos serão quebra-cabeças de pinturas do artista ituano Almeida Junior, que fazem parte do acervo do museu, que também produziu versão acessível para deficientes visuais. O artista nasceu em 1850 e faleceu em 1899. Foi um dos pintores de maior prestígio do século 19, com grande destaque por suas obras regionalistas.

O projeto de criação da série teve início em junho desse ano sob a coordenação da supervisora do Museu Republicano, Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego, e desenvolvido pelo educadora Ms. Aline Antunes Zanatta e o graduando em Engenharia Elétrica na Universidade de São Paulo, Vitor Luiz Bortoloti Pereira.

Com programação própria desenvolvida para o museu, os jogos interativos foram criados a partir da junção da tecnologia e do conhecimento histórico, estimulando sensibilidades do jogador.

Interatividade

Em novembro do ano passado, o Museu Republicano também apresentou ao público a oportunidade de visitar o seu espaço de forma virtual e no mês passado, lançou um novo site, que permite conhecer os diversos imóveis que compõem seu complexo, obter informações sobre as coleções do acervo e das exposições em cartaz ou que já foram realizadas.

Fonte: Museu Republicano “Convenção de Itu”