Museu Republicano de Itu abre inscrições para o curso on-line sobre a obra de Machado de Assis

O Museu Republicano de Itu vai abrir na próxima segunda-feira, dia 10 de janeiro, as inscrições para o curso on-line Abordagens plurais sobre a obra de Machado de Assis. Gratuito e sob coordenação da supervisora da instituição, a Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego, o curso será realizado de 01 a 04 de fevereiro. Serão disponibilizadas 400 vagas, sorteadas pelo sistema Apolo/USP. O prazo para se inscrever vai até o dia 25 de janeiro.

“O curso pretende discutir facetas de Machado de Assis e múltiplos aspectos de sua obra por meio de abordagens de especialistas de várias áreas do conhecimento, entre as quais, História, Crítica Literária e Editoração”, explica a supervisora do Museu Republicano.

Ela conta que durante as aulas (um total de 10 horas) serão utilizados acervos digitalizados do Museu Republicano de Itu, materiais fornecidos pelos ministrantes e bibliografia sugerida. E que as aulas também vão dialogar com a exposição “Machado de Assis, páginas de literatura e história”, inaugurada em 2019, em cartaz no Centro de Estudos do museu.

Os ministrantes convidados para o curso são: Profa. Dra. Ana Flávia Cernic Ramos (UFU), Bel. José Renato Margarido Galvão (Museu Republicano de Itu – USP), Prof. Dr. Alberto Luiz Schneider (PUC/SP), Prof. Dr. Nelson Aprobato Filho, Prof. Dr. Wilton José Marques (UFSCAR), Prof. Dr. André da Silva Ramos (UEMG), Profa. Dra. Lucia Granja (UNICAMP) e Profa. Dra. Joana Monteleone (Alameda Editorial).

Abaixo, confira a programação completa do curso:

Dia 1/02, das 19h às 21h

Apresentação do curso

Difusão do conhecimento histórico em museus universitários

Machado de Assis, páginas de literatura e história

Machado de Assis na biblioteca do Museu Republicano de Itu: curadoria e organização de uma exposição

Dia 2/2, das 19h às 21h

Machado de Assis e a renovação intelectual da geração de 1870

(I)materialidades animais no Rio de Janeiro de Machado de Assis

Dia 3/2, das 19h às 21h

“O grito do Ipiranga”: um inédito do jovem Machado de Assis

Machado de Assis e a experiência da história: melancolia e assombramento do passado

Dia 4/2, das 19h às 21h

Machado de Assis editor

A história de uma coleção machadiana: o projeto editorial e o papel do editor

Avaliação do curso

Fonte:  Museu Republicano “Convenção de Itu”