Atrações diversificadas e gratuitas serão oferecidas pelo Museu Índia Vanuíre durante o mês de abril; programação busca homenagear e aproximar os indígenas da comunidade tupãense
Em comemoração ao Dia do Índio, o Museu Índia Vanuíre – instituição da Secretaria de Estado da Cultura administrada em parceria com a ACAM Portinari – promove a 41ª Semana do Índio de Tupã. Durante os dias 23 e 28 de abril, o público da região será contemplado com uma programação especial repleta de atrações culturais.
Entre os destaques do evento, estão as exposições “Harald Schultz: Fotógrafo Etnógrafo”- que conta com imagens inéditas do artista, e a “Exposição Temporária Escola Estadual Indígena Índia Vanuíre – Oficinas de Alimentação e Armadilhas”.
Na Praça da Bandeira, o público pode participar de oficinas de confecção de artesanato e adornos corporais e de língua e simbologia dos grafismos Kaingang e Krenak, além de assistir às apresentações de dança e músicas do Projeto KainKre da Terra Indígena Vanuíre.
Outro destaque, que acontece no dia 23 no Museu Índia Vanuíre, é um debate sobre o território Kaingang e as Terras Indígenas atualmente: Vanuíre e Icatu. O bate-papo conta com a participação de Robson Antonio Rodrigues (Fundação Araporã – Araraquara/SP), Niminon Suzel Pinheiro (Unirp – São José do Rio Preto/SP) e Josué Carvalho (Observatório de Educação Indígena, UFMG).
Para fechar a semana, de 26 a 28/4, a Feira de Artesanato e Culinária Indígena possibilita que o visitante tenha contato direto com os indígenas, por meio da apreciação de pratos típicos e artesanatos preparados por eles especialmente para o evento.