Museu Prudente de Moraes: workshop de formação tem inscrições gratuitas e vagas limitadas

Ainda dá tempo para os interessados se inscreverem no workshop Ações Preventivas e Políticas Museológicas promovido pelo Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, em Piracicaba, no dia 15 de julho.

O curso de formação para o público que atua em museus, arquivos e bibliotecas será realizado das 9h às 17h e as inscrições gratuitas podem ser feitas pelo e-mail mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br. As vagas são limitadas.

O workshop, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo será ministrado pela museóloga Diná Jobst e a conservadora restauradora Daisy Estrá, ambas profissionais de São Paulo, que abordarão conceitos ligados a políticas museológicas e ações preventivas em acervos patrimoniais.

O programa do curso conta com os tópicos: documentação museológica, política de aquisição, ficha catalográfica, tipologias de museus, dinamização e revitalização de museus, documentação de conservação, conservação e segurança, manuseio, higienização, acondicionamento, fatores ambientais e transporte de objetos.

O evento faz parte da programação do projeto “Preservação Museológica do Acervo Histórico e Artístico do Museu Prudente de Moraes”, selecionado pelo ProAc – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, através do Edital n.º 18/2018, com prêmio de R$ 75 mil, para realizar ações de preservação nos objetos do acervo que apresentassem danos prementes de intervenções, que pudessem causar a descaracterização, comprometendo assim, a sua integridade.

SERVIÇO:

Workshop Ações Preventivas e Políticas Museológicas

Dia: 15 de julho

Horário: 9h às 12h e das 13h às 17h.

Local: Museu Prudente de Moraes

Endereço: Rua Santo Antonio, 641 – Centro

Inscrições: mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br.

Informações: (19) 3422-3069.

Fonte: Museu Prudente de Moraes