Museu Prudente de Moraes recebe exposição sobre diversidade sexual

O Museu Prudente de Moraes recebe a partir de amanhã, 30, exposição fotográfica “Todos Podem ser Frida”. A mostra realizada pelo Museu da Diversidade Sexual, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo conta com o apoio da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA). A entrada é gratuita.

As imagens expostas registram conexões entre arte, identidade de gênero e comportamento social, captadas através das lentes da fotógrafa Camila Fontenele de Miranda. São modelos masculinos caracterizados como a artista mexicana Frida Khalo, fazendo referência à história de vida da pintora e seus autorretratos reconhecidos pela inversão de papéis.

De maneira itinerante, a exposição que chega à Piracicaba é resultado de uma intervenção fotográfica que permitiu que os visitantes do Museu da Diversidades Sexual, se transformassem na própria Frida e os seus retratos fizessem parte das peças. “Da mesma forma, quem vier conhecer a mostra de perto, terá a oportunidade de se caracterizar como a artista, fazer a sua foto e compartilhar nas redes sociais”, explica a diretora do Museu Prudente de Moraes, Renata Gava.

“Este tema deve proporcionar maior visibilidade à diversidade sexual, além de promover a cultura relacionada aos direitos humanos e cidadania da população LGBT”, comenta a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese.

Museu da Diversidade Sexual

Sua proposta é a valorização da diversidade sexual no Brasil por meio de ações de pesquisa, salvaguarda e comunicação do patrimônio material e imaterial, a partir da abordagem da história da população LGBT, do ativismo político e do legado sociocultural, entendendo seu papel importante e transformador da cultura brasileira.

Este é o terceiro museu do mundo e primeiro da América Latina relacionado à temática. Desde sua abertura em junho de 2012, recebeu mais de 270 mil visitantes, dos quais 30% vieram de outras cidades de São Paulo, outros estados e países. Além disso, as exposições que passaram pelo equipamento também cumpriram temporada em municípios do interior e do litoral paulista, atraindo mais de 70 mil pessoas.

SERVIÇO

Exposição Todos Podem ser Frida
Onde: Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes
Endereço: Rua Santo Antonio, nº 641, Centro
Período: até 21/07
Informações: (19) 3422-3069
Entada gratuita

Fonte: Museu Prudente de Moraes