Museu Prudente de Moraes, em Piracicaba, realiza “Encontro Rememorar”

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, órgão mantido pela Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), de Piracicaba, desenvolverá neste mês mais uma edição do Projeto “Encontro Rememorar”, voltado ao público da Terceira Idade. Ao todo serão seis encontros no ano, nos dias 12/04, 14/06, 09/08, 11/10 e 13/12 de 2017, com entrada gratuita, mediados pela arte-educadora Carmelina de Toledo Piza no auditório do Museu.

No encontro que será realizado na próxima quarta-feira (14/06), a programação prevista é composta por dinâmicas sensoriais relacionando a memória, as lembranças e os cinco sentidos – olfato, paladar, visão, tato, audição, e visitas mediadas na exposição permanente com interação de objetos e saberes e experiências partilhadas pelo grupo visitante. O objetivo é o de instigar as lembranças e reminiscências dos idosos, contribuir para o bem-estar, para a estimulação da memória, a habilidade de comunicação e a análise do presente, socialização e a promoção da valorização pessoal.

Ao final do Projeto, será construído um produto como resultado de todo o processo de trabalho, e será exposto no próprio espaço no final do ano. “Neste contexto pontuamos o Museu como espaço privilegiado de trocas, inclusão e oportunidades de experiências e lazer; o Museu Prudente de Moraes é um espaço voltado por excelência à prática social e cultural, se atentando quanto a diversidade de seu público e a singularidade de cada um destes”, disse a diretora do Museu Prudente, Renata Gava.

Sobre o Museu Prudente de Moraes

Inaugurado em 1957, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes está instalado na Casa de Prudente de Moraes, local este em que o primeiro presidente civil do Brasil residiu e advogou; Um dos museus mais antigos do gênero Histórico e Pedagógico do Estado de São Paulo, o Museu foi transferido ao município totalmente restaurado e reestruturado em março de 2010. Dedicado a valorizar e difundir a história, cultura e identidade locais, o espaço oferece à população uma exposição permanente como poucos existentes no interior, que mescla história e tecnologia, e permite visualizar a vida política e privada do patrono, além de curiosidades sobre a urbanização de Piracicaba. Seu acervo é eclético reunindo objetos e mobiliários que pertenceram a importantes figuras piracicabanas entre elas Prudente de Moraes, Luiz de Queiroz, João Sampaio, Barões de Serra Negra e de Rezende, Sud Mennucci, Cobrinha e Fabiano Lozano. Há também grandes obras de artistas plásticos piracicabanos e um variado acervo iconográfico e textual.

Serviço

Encontro Rememorar
Data: 14/06/17
Horário: 14h
Entrada: gratuita
Local: Museu Prudente de Moraes (Rua Santo Antonio, nº 641, Centro – Piracicaba/SP)
Informações: (19) 3422-3069
Email: mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br
Facebook: Museu Prudente de Moraes
Twitter: @museuprudente
Site: www.museuprudentedemoraes.piracicaba.sp.gov.br

Acesso a pessoas com deficiência motora, dificuldades de locomoção e ostomizados
Visitas orientadas: (19) 3422-3069 / mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br