Museu Prudente de Moraes é reaberto ao público após obras

untitled-4

Painel com fotos e história do patrono

Edifício construído em 1870 serviu de residência para o primeiro presidente civil do Brasil; valor do investimento é de R$ 81.822

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, órgão mantido pela Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), reabre suas portas após passar por obras de manutenção. Datada de 1870, a construção na rua Santo Antonio, 641, no coração de Piracicaba, serviu de casa para o primeiro presidente civil e também como colégio, antes de virar museu. O investimento da Prefeitura de Piracicaba nas melhorias foi de R$ 81.822.

Foram realizadas pintura do forro, para atender especificações exigidas pelo Corpo de Bombeiros, pintura interna e externa do edifício principal, auditório e administração, manutenção de portas e janelas, que receberam uma cera especial para proteção da madeira, adequação da iluminação interna do edifício principal e adaptação de sanitário para ostomizado.

A escolha das tintas para a pintura seguiu orientações do trabalho de prospecção arquitetônica realizado pela Corsi Arquitetura, em 2009. “O trabalho teve acompanhamento técnico constante de profissionais ligados ao IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba), instâncias preservacionistas pelas quais o edifício é tombado”, afirma a secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

A iluminação seguiu diretrizes do ICOM (Conselho Internacional de Museus) e a adaptação do sanitário contou com projeto e acompanhamento da Associação Piracicabana de Ostomizados.

untitled-5
A secretária Rosângela Camolese e a diretora do Museu, Renata Gava, falam sobre as obras de reforma

CAPACITAÇÃO – Para a realização das obras, o espaço permaneceu fechado durante cinco meses. De acordo com a diretora do espaço, Renata Gava, nesse período, os funcionários passaram por capacitações de ações educativas, gestão de museus, higienização e documentação de acervo. “A equipe trabalhou, ainda, na documentação, marcação e organização de acervo, possibilitando, a partir deste momento, a remodelação museológica”, explica Renata.

NOVIDADES – Além do rico acervo, que contempla objetos e mobiliários de Prudente de Moraes e outras importantes figuras piracicabanas, como Luiz de Queiroz, João Sampaio,  e os barões de Serra Negra e de Rezende, o museu oferece programação diversificada na sua reabertura. Pela primeira vez o local será ponto de parada do Programa City Tour, da Setur (Secretaria Municipal de Turismo). Também abrigará as exposições Não Somos Artistas. O que Vocês Estão Fazendo Aqui…, parceria com Apap (Associação Piracicabana de Artistas Plásticos) e O Realismo na Cultura Artística Piracicabana, que reúne obras de artistas piracicabanos, que compõem o acervo do museu.Com a reabertura do espaço, a equipe de educadores do museu fará atendimento  público espontâneo e para grupos. O agendamento poderá ser realizado pelo telefone 3422-3069 ou email mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br.

HISTÓRICO

– Inaugurado em 1957, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes está instalado na casa em que morou e advogou Prudente de Moraes, primeiro presidente civil do Brasil. Um dos museus mais antigos do gênero histórico e pedagógico do Estado de São Paulo, o museu foi transferido ao município totalmente restaurado e reestruturado em março de 2010. Dedicado a valorizar e difundir a história, cultura e identidade locais, o espaço oferece à população uma exposição permanente como poucos existentes no interior, que mescla história e tecnologia, e permite visualizar a vida política e privada do patrono, além de curiosidades sobre a urbanização de Piracicaba e objetos que  pertenceram a piracicabanos ilustres.

Algumas imagens do espaço revitalizado: 

DSCN7354

DSCN7361
DSCN7419

SERVIÇO

– O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes fica na rua rua Santo Antonio, 641, Centro, Piracicaba. Informações: (19) 3422-3069.
Visitas: terça a sexta, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 16h.
Programa City Tour: em janeiro e fevereiro, das 10h às 17h, aos sábados, domingos e no feriado de Carnaval. Email: mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br/ Facebook: Museu Prudente de Moraes / Site:ww.museuprudentedemoraes.piracicaba.sp.gov.br.

Fonte: Prefeitura de Piracicaba/Museu Prudente de Moraes