Museu Prudente de Moraes: 60 anos de história no Google Arts & Culture

Exposição aborda a história do Museu Prudente de Moraes, passado, presente e futuro

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes lançou sua segunda exposição virtual na plataforma internacional Google Arts & Culture, intitulada Museu Prudente de Moraes: 60 Anos de História.

Um dos mais importantes do interior paulista, Museu tem 63 anos. Inicialmente funcionava em uma das salas da antiga casa de Prudente de Moraes junto com a Diretoria de Ensino; aos poucos, nos anos subsequentes ao funcionamento, foi ampliando suas exposições nos cômodos do edifício ao mesmo tempo em que a Diretoria de Ensino deixava o prédio para sede própria. Apenas na década de 1990 houve um trabalho de remontagem das exposições, mas que ainda não permitiu a configuração deste espaço como um museu mais específico sobre Prudente de Moraes.

Com a reestruturação no ano de 2009, realizada pela Secretaria de Cultura e Econimia Criativa do Estado de São Paulo, por meio da UPPM e ACAM PORTINARI, a concepção museológica mudou. Voltado às ações socioculturais alinhado à museologia social, o espaço passou por amplo plano de ação de integração, valorização e requalificação com ações de reestruturação, restauro, recuperação e ampliação da estrutura física da antiga residência de Prudente de Moraes. Houve a adequação do espaço museológico, requalificação museográfica e museológica além da conservação, documentação e pesquisa do acervo, elaboração e implantação do Plano Museológico, do serviço de ação educativa e do plano de comunicação. No ano de 2010 há o início dos trabalhos de municipalização do Museu, o qual foi concluído em 2018.

Ao lado de museus e instituições mundialmente reconhecidas, como The Metropolitan Museum of Art (MET) de Nova York, Van Gogh Museum de Amsterdan, British Museum de Londres e dos brasileiros Museu Imperial de Petrópolis (RJ), Pinacoteca do Estado de São Paulo (SP) e Museu da Língua Portuguesa (SP), o Museu Prudente de Moraes dá os primeiros passos para a universalização de seu acervo no mundo digital.

Visite o Museu Prudente de Moraes na plataforma Google Arts & Culture: artsandculture.google.com/partner/museu-prudente-de-moraes

Fonte: Piracicaba Hoje