Museu pela igualdade: diversidade e inclusão é o tema escolhido pelo ICOM para o Dia Internacional dos Museus

Todos os anos, desde 1977, o Conselho Internacional de Museus (ICOM) organiza o Dia Internacional dos Museus. O objetivo é aumentar a conscientização sobre o fato de que os museus são um importante meio de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas, bem como para o desenvolvimento de entendimento mútuo, colaboração e paz entre os povos.

Organizados a cada 18 de maio há mais de 40 anos, os eventos e atividades planejadas para celebrar a data podem durar um dia, um fim de semana ou até a semana inteira. Mais e mais museus ao redor do mundo participam dessa celebração mundial: em 2019, 37 mil museus participaram do evento em 158 países e territórios.

Com o tema “Museus pela igualdade: diversidade e inclusão”, o Dia Internacional dos Museus 2020 visa a se tornar um ponto de encontro para celebrar a diversidade de perspectivas que compõem as comunidades e os funcionários dos museus, além de promover ferramentas para identificar e superar preconceitos no que os museus mostram e nas histórias que contam.

Fonte: Ibermuseus