Museu nos EUA tem mostra sobre vilões dos filmes de James Bond

Dentadura prateada do inimigo Jaws é uma das peças. Conheça ainda locações pelo mundo do novo filme de 007.

Um museu nos Estados Unidos encontrou uma forma diferente de comemorar o aniversário de 50 anos do lançamento do primeiro filme do agente secreto James Bond: homenageando seus adversários.
 
Focada nos vilões que lutaram contra o agente 007 em seus 23 filmes, a exposição “Exquisitely Evil: 50 Years of Bond Villains” (Deliciosamente Malvados: 50 anos dos vilões de Bond) foi inaugurada na última sexta-feira (16) no Museu Internacional da Espionagem, de Washington.
 
O vilão Jaws no filme “O Espião que me amava” (Foto: Danjaq, LLC and United Artists Corporation)
 
Graças a uma parceria com o estúdio que produz os filmes de Bond, foram reunidos mais de cem objetos usados nos longas do agente secreto – do primeiro deles, “Dr. No” (1962), ao mais recente, “Operação Skyfall”, que ainda está em cartaz.
 
Entre os artefatos que podem ser vistos estão a tarântula do Dr. No, o Jaguar usado pelo terrorista Zao em “Um Novo Dia para Morrer”, o satélite de GoldenEye (do filme “007 contra GoldenEye”) e os dentes de aço de Jaws, de “O Espião que me Amava”.
Dentadura de Jaws, vilão do filme de James Bond (Foto: Danjaq, LLC and United Artists Corporation)
 
A mostra tem seções interativas, nas quais os visitantes podem nadar com tubarões, tornar-se um vilão ou criar seu próprio esconderijo.
 
Recursos multimídia também foram explorados, com filmes clássicos e vídeos atuais que mostram profissionais de inteligência revelando as conexões entre os filmes de Bond e o mundo da espionagem na atualidade.
Segundo o site do museu, James Bond não seria o que é sem os “vilões que adoramos odiar”. “007 pode ser o espião mais conhecido do mundo, mas sem seus adversários diabólicos, ele é apenas um a suave man em um smoking”, afirma o texto de apresentação sobre a mostra.
 
Cenários de ‘Operação Skyfall’
Para quem é fã de 007, a mostra em Washington é só mais um lugar interessante a ser visitado. As locações do último longa de James Bond também podem ser boas pedidas. O filme foi rodado principalmente na Inglaterra (onde foram feitas até as cenas que se passam, segundo o enredo, em edifícios de Xangai). Mas vários momentos importantes de “007: Operação Skyfall” se passam em outros países. Confira abaixo três deles, reunidos de acordo com informações do site “The Worldwide Guide to Movie Locations”.