Museu Municipal de Socorro abriga exposição “O mundo dos retalhos”

O Museu Municipal de Socorro “Dr. João Baptista Gomes Ferraz” abriga até o dia 09 de março a mostra “O mundo dos retalhos – A arte de Vânia Cardoso”, que tem entrada gratuita.

Dona de uma rara sensibilidade no olhar para o mundo, Vânia Cardoso é uma artista socorrense de coração que usa como principal matéria-prima para suas criações retalhos de tecido e a vida simples na roça.

Nascida na cidade São Paulo, Vânia foi adotada, assim como seus dois irmãos, pelo casal Lazinha Maria do Carmo e Hermínio Bueno Cardoso. A família veio para Socorro quando a artista ainda era criança. Seu pai, recém aposentado na época, escolheu a cidade por conta das minas de boas águas, ar puro e qualidade de vida. Instalaram-se no centro da cidade, onde por muitos anos viveram. Vânia conta que ali da janela da casa de sua infância, começou a observar e se apaixonar pelas tradições de Socorro.

Em seu trabalho, além de utilizar os retalhos de tecido, a artista também se vale de materiais naturais que encontra pelo sítio, como galhos e folhas secas; um olhar muito atento à natureza e lhe traz uma grande satisfação a possibilidade de reciclar materiais para suas composições.

SERVIÇO

Exposição “O Mundo dos Retalhos – A arte de Vânia Cardoso
Local: Museu Municipal “Dr João Baptista Gomes Ferraz”
Endereço: Antônio Leopoldino, 185, Centro, Socorro / SP
Visitação: até 9 de março (sábado)
Horário: 9h às 17h, de terça-feira a sábado
Entrada: Gratuita
Informações: (19) 3895-8344