Museu Municipal de Cananéia reabre com “vida nova”

Após meses de reestruturação, o Centro de Exposições Viktor Sadowisky inaugurou suas novas instalações na sexta-feira (09)
 
A cidade voltou a contar com um centro de resgate da memória local com a reabertura do Centro de Exposições Viktor Sadowisky, Museu Municipal, aconteceu na ultima sexta-feira (09), às 19 horas, com a entrega da 1ª Fase do projeto de restauro.
 
 
Fechado desde março deste ano para restauração, o Museu teve intervenções feitas em portas, telhados, corrimões e mobiliários. “Estamos propondo um novo espaço que possa atender de forma mais objetiva tanto aos munícipes quanto aos turistas que nos visitam”, comentou Guilherme Werneck, um dos artistas plásticos responsáveis pelo projeto.
 
Os temas expostos traçarão uma cronologia da ocupação da região abrangendo os momentos pré-tupi, tupi e pós tupi. Bioma e fauna local também farão parte do conjunto de informações pesquisadas de forma didática e acessível para que estudantes e turistas tenham a noção da importância e riqueza natural e histórica de Cananéia. Vale lembrar também o Museu abriga o segundo maior Tubarão capturado do mundo, que foi pescado em 1992, com 5,5 metros de comprimento e 3500 quilos.
 
De acordo com Antônio Carlos Rodrigues (Tuneu), também artista plástico e gestor do projeto, a reestruturação irá implantar um novo conceito museológico. “Estamos elaborando um trabalho de contextualização de Cananeia dentro da história. A ideia é transformar o museu em um espaço didático que tenha um significado histórico para o Município”.
 
Em paralelo a esse projeto, outro projeto é encabeçado pelos dois artistas plástico, as Oficinas de Expressão Artística. Alguns alunos da rede municipal foram escolhidos para participar do projeto e a Sala de Exposição no Museu Municipal abrigará a exposição dos trabalhos no próximo dia 06 de dezembro, às 19 horas.
 
A Prefeitura de Cananeia, junto com o Departamento de Cultura, possibilitaram essa reforma do Patrimônio Histórico da cidade e convida a todos para participarem da inauguração da 1º Fase da reestruturação do Museu Municipal. 
 
 
 
Fonte: Prefeitura Municipal de Cananéia