Museu mais antigo do mundo sobre fotografia pode ser visitado pela web

Google e George Eastman House, nos EUA, anunciaram parceria inédita.
Raridades como retrato de Louis Daguerre podem ser exploradas com zoom.

O George Eastman House, mais antigo museu sobre fotografia do mundo, anunciou nesta semana que passou a disponibilizar 50 imagens de suas coleções em alta resolução na web como parte do Google Art Project, que já havia feito parcerias semelhantes com outros grandes museus. Visite a página. http://www.googleartproject.com/collection/george-eastman-house/

N10 Museu George Eastman
Raro retrato de Louis Daguerre, francês inventor da Fotografia. O retrato foi feito pelo daguerreotipista Jean Baptiste Sabatier-Blot em 1844 (Foto: George Eastman House/Google Art Project)

É o primeiro museu de fotografia a participar do projeto, que possui uma ferramenta de zoom que “permite aos usuários a habilidade para descobrir detalhes nunca antes vistos”, segundo informações do museu. Além disso, todas as informações disponíveis sobre cada imagem foram disponibilizadas, possibilitando pesquisas pela web que antes não podiam ser feitas. E a ferramenta de mapa permite localizar onde a imagem foi feita.
Entre as raridades, é possível ver um retrato de Louis Daguerre, um dos descobridores da Fotografia. Também estão disponíveis peças de outros pioneiros e lendários fotógrafos, como Fox Talbot, Mathew Brady, Eadweard Muybridge, William Henry Jackson, Eugene Atget e Alfred Stieglitz.

 

O museu George Eastman House fica em Rochester, no estado de Nova York, a mais de 500 km de Manhattan. Especializado em fotografia, ele foi aberto em 1949 e funciona como instituição independente sem fins lucrativos. http://www.eastmanhouse.org/index.php

N10 1 Museu George Eastman
Esta é a primeira fotografia já feita registrando um acidente de trem. O acidente ocorreu na ferrovia Providence Worcester perto de Pawtucket, no estado americano de Rhode Island (Foto: George Eastman House/Google Art Project)

N10 2 Museu George EastmanXie Kitchin como ‘um chinês’, imagem feita em 1873 pelo escritor Lewis Carroll, famoso por ‘Alice no País das Maravilhas’. O escritor também tinha interesse pela fotografia (Foto: George Eastman House/Google Art Project)

Fonte: Do G1, em São Paulo