Criado em 1966, o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre na cidade de Tupã, interior do estado de São Paulo, a aproximadamente 520 km da capital. Reúne uma das mais importantes coleções etnográficas do país.
Seu acervo é composto de 24 mil itens entre objetos e documentos relativos à cidade, animais taxidermizados, e, em sua maioria, pela coleção etnográfica que representa diversas nações indígenas brasileiras. São instrumentos de caça, de trabalho, de uso doméstico e de outras atividades do cotidiano que, em conjunto com arte plumária, cerâmica e objetos de rituais.
O local recebeu esse nome em homenagem à Vanuíre, que é considerada a grande pacificadora dos conflitos entre brancos e índios Kaingang.
A programação do museu inclui atividades gratuitas como palestras, exposições temporárias, cursos de capacitação, oficinas e eventos culturais. Como parte da programação permanente, estão incluídos projetos como “Todo Dia é Dia de Índio”, “Semana do Índio”, “Dia Internacional dos Povos Índigenas” e “Oficinas de Férias”, que pretendem abordar o cotidiano da comunidade indígena e transmitir esta herança cultural às novas gerações.
O Museu Índia Vanuíre conta com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência por meio do Programa de Acessibilidade do museu.
Serviço
Endereço: Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP
Telefone: +55 (14) 3491- 2333
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h. As quintas-feiras o horário é estendido até 20h.
Ingresso: gratuito