Museu Índia Vanuíre tem programação especial para a 11ª Semana Nacional de Museus

Além das atividades, no dia 18/5, o equipamento museológico lançará o seu novo site, mais dinâmico, interativo e completo

Museu Índia Vanuíre - fachada

O Museu Índia Vanuíre, equipamento da Secretaria de Estado da Cultura administrada em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), em Tupã, participará da 11ª Semana Nacional de Museus promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), entre os dias 13 e 19 de maio. Em São Paulo, no entanto, essa comemoração vai durar mais tempo: a Secretaria de Estado da Cultura preparou uma série de atividades especiais que acontecerão durante todo o mês de maio, em 17 museus do Estado. Com programação integrada em torno do tema “Museu MeUeSEU: de todo mundo”, exposições inéditas, instalações, palestras e oficinas apresentam o museu como um bem comum a ser usufruído pelos mais variados públicos.

Como parte desta programação, o Museu Índia Vanuíre realizará duas oficinas culturais. A primeira será destinada às famílias da cidade e acontece nos dias 4, 11, 18 e 25/5, das 13h às 15h, no próprio museu.

A segunda tem como foco a memória individual e será promovida nos dias 9 e 10/5, das 14h às 16h, no Museu Histórico de Varpa Janis Erdberges e no Museu Índia Vanuíre, respectivamente. A estratégia é, a partir de um objeto pessoal trazido pelo participante, rememorar outros tempos, cotidianos e sentimentos. As atividades são gratuitas.

Ainda em celebração à Semana de Museus, no dia 18 de maio (sábado), a instituição lançará seu novo site, mais dinâmico e completo. Reformulado, além de informações a respeito da índia Vanuíre, exibirá fotos e vídeos por meio de recursos interativos. Também serão publicadas, diariamente, notícias sobre o museu e dicas do cronograma de atividades.

O tema proposto – “Museu MeUeSEU: de todo mundo” – tem o objetivo de reforçar a ideia de que o Museu é um espaço público e está à disposição de toda a população. Por isso, a Secretaria busca oferecer uma programação atrativa que contemple diversos públicos, buscar atrair as famílias para compartilhar momentos de lazer, conhecimento e cultura. Os museus também terão ações em rede, com atividades conjuntas envolvendo mais de uma instituição, provocando os visitantes a descobrir as possibilidades de contato entre as especialidades dos diferentes museus.

O programa inclui, em São Paulo, a Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida, Catavento, Museu Afro Brasil, Museu de Arte Sacra, Memorial da Resistência, Museu da Casa Brasileira, Museu da Imagem e do Som, Museu do Futebol, Museu da Língua Portuguesa, Paço das Artes, Pinacoteca e Estação Pinacoteca.

No interior, além do Museu Índia Vanuíre, participam da Semana o Museu do Café (Santos), o Museu Felícia Leirner (Campos do Jordão) e Museu Casa de Portinari (Brodowski). Este último, mesmo fechado para restauro, fará programação na esplanada em frente ao museu.
Ainda em comemoração à Semana, todos os museus do Governo do Estado de São Paulo terão entrada gratuita aos sábados durante o mês de maio.

O Museu Índia Vanuíre está localizado na Rua Coroados, nº 521, no Centro. Já o Museu Histórico de Varpa Janis Erdberges fica na Travessa do Rio do Peixe, s/nº – distrito de Varpa. Outras Outras informações também podem ser obtidas pelo telefone (14) 3491-2333 ou nas páginas do museu nas redes sociais Facebook e Twitter.

Serviço:
– Oficinas para famílias
Data: 4, 11, 18 e 25/5/2013
Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)
Horário: das 13h às 15h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

– Oficinas sobre memória
Data: 9 e 10/5/2013
Local: Museu Histórico de Varpa Janis Erdberges (Travessa do Rio do Peixe, s/nº – distrito de Varpa – Tupã/SP) e Museu H.P. Índia Vanuíre (rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)
Horário: das 14h às 16h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita