Museu Índia Vanuíre realiza Semana da Mulher Indígena

O Museu Índia Vanuíre realiza, de 8 a 12 de março, a Semana da Mulher Indígena alusiva ao Dia Internacional das Mulheres (8). Será uma programação especial pelas redes sociais da instituição, que vai compartilhar depoimentos de mulheres indígenas do Oeste Paulista, destacando iniciativas e desafios enfrentados por elas.

Na terça-feira (8), às 15h, Lidiane Damaceno, da etnia Krenak, vai falar sobre as mulheres na luta pela manutenção de valores e direitos dos povos indígenas.

Na quarta-feira (9), no mesmo horário, Rosenilda Campos, da etnia Kaingang, abordará os conceitos da mulher na preservação da cultura tradicional indígena.

Na quinta-feira (10) será a vez da Helena Cecílio Damaceno dar seu depoimento. Às 15h, ela vai contar sobre os conhecimentos da cultura Krenak adquiridos por seus ancestrais e como são transmitidos de geração para geração.

Já na sexta-feira (11), também às 15h, Rosimeire Barbosa, da etnia Kaingang, vai relatar sua trajetória para se tornar professora e atuar na escola indígena de sua comunidade.

No sábado (12), às 15h, finalizando a programação, a indígena Raquel Campos falará sobre perspectivas de futuro para as mulheres indígenas do Oeste Paulista.

Visitação

O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h, sempre seguindo todos os protocolos de segurança sanitária. Visite https://museuindiavanuire.org.br/ ou siga nas redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire).

Fonte: Museu Índia Vanuíre