Programação on-line do Museu Índia Vanuíre traz atividades variadas

Para iniciar um mês especial de celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), o Museu Índia Vanuíre realiza, nesta quarta-feira (4), o bate-papo A História da África com o Dr. Profº Edilson Marques da Silva.

A partir das 11h, o especialista comentará sobre a presença africana no Brasil segundo os dados do IBGE; a história da África e a desconstrução da ideologia do racismo; a primeira civilização – O Egito; a Etiópia e a siderurgia; os grandes reinos africanos; e o contato entre África e Europa. O objetivo da ação é promover a reflexão sobre a importância dessa cultura e do seu povo na formação da cultura nacional.

Já na sexta-feira (6), a edição do “Saberes e Fazeres Indígenas” apresenta um vídeo com Ingrid Damaceno, Krenak da Terra Indígena Vanuíre. Ela falará sobre a cultura, os costumes, as danças e as tradições do seu povo.

Para integrar toda família, no domingo (8). tem mais um Família no Museu (Em Casa). O educador Fernando ensinará a utilizar materiais recicláveis para construir um marca-página. Útil, prático e um lindo objeto para presentear alguém.

Ainda, o Museu Índia Vanuíre, em parceria com o SISEM-SP, convida a todos os interessados a participarem da Roda de Conversa com Museus da Região. O encontro, que será realizado em 12 de novembro, às 15h, pelo Google Meet, tem como objetivo promover o diálogo, o fortalecimento dos equipamentos culturais e a troca de informações sobre os desafios e as experiências das instituições na pandemia. Para participar, é necessário efetuar inscrição pelo e-mail contato@museuindiavanuire.org.br ou pelo telefone (14) 3491-2333.

Todas essas atividades e muitas outras são postadas no Facebook e no Instagram do Museu Índia Vanuíre (@museuindiavanuire), além de veiculadas no site especial: https://www.museuindiavanuire.org.br/culturaemcasa.

Fonte: Museu Índia Vanuíre