Museu Índia Vanuíre, em Tupã, divulga programação de junho

O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, em Tupã, divulgou a programação completa do mês de junho. São atividades gratuitas para todas as idades. Confira abaixo:

Oficinas para Famílias
Datas: 10, 11, 17, 18, 24 e 25/6
Horário: das 9h às 16h

Aos sábados e domingos, o Museu Índia Vanuíre realiza oficinas culturais para famílias. A programação desenvolve atividades lúdicas e reflexivas com os participantes, como forma de uma maior integração a família e o Museu. A Atividade desenvolvida será em consonância com o módulo “Aldeia Indígena Vanuíre”, com a confecção de colar em sementes.

Aguçando as Memórias
Datas: 6 e 13/6
Horário: das 14h às 15h30

O Museu Índia Vanuíre busca que, em 2017, o projeto Aguçando as Memórias continue contribuindo com a inclusão social e cultural do idoso, estimulando-o a alcançar sua capacidade, potencialidade e saberes, revivendo bons momentos de suas vidas, passando a enxergar a vida de uma maneira tolerante e positiva, trazendo de volta sua autoestima através das memórias e de uma busca afetiva das lembranças. Os integrantes do grupo irão confeccionar fruteiras e cachepôs com materiais recicláveis, utilizando jornal.

Museu e Cidadania
Datas: 7 e 21/6
Horário: das 15h às 16h30
Público Alvo: residentes da Clínica de Repouso Dom Bosco

O Museu Índia Vanuíre recebe o público da Clínica de Repouso Dom Bosco para explorar os conteúdos do acervo e das exposições temporárias de forma acessível e lúdica. A ação tem como objetivo a inclusão sociocultural. A atividade desenvolvida será por meio da pintura, em conformidade com os módulos expositivos do Museu. Os participantes poderão desenvolver de maneira lúdica, a criatividade e autoestima.

Difusão Cultural
. Dia: 9/6 – Dr. Benedicto Martins Barbosa (Rua Cel. Galdino Alfredo de Almeida, 306, Vila Martins – Rancharia/SP)
Horário: das 9h às 11h

. Dia: 17/6 – Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)
Horário: das 9h às 11h
Público alvo: docentes da rede pública de ensino (público fechado)

Com o intuito de promover a apropriação e a reapropriação do patrimônio cultural, por meio das ações museológicas de pesquisa, preservação e comunicação, tornando possível ao cidadão considerá-lo como um referencial para o exercício da cidadania, o Museu Índia Vanuíre promoverá o Curso de Difusão Cultural-Museu e Educação. A ação contará com palestras para capacitar professores e estimulá-los para a elaboração de projetos, com o objetivo de utilizar o patrimônio cultural como um suporte essencial ao processo educativo e ao desenvolvimento social, além de contribuir para a construção do conhecimento na área museológica.

Oficina Como Funciona um Museu
Data: 22/6
Horário: das 9h às 11h

O Museu Índia Vanuíre desenvolverá uma palestra seguida pela oficina “Como Funciona um Museu”. Na oportunidade serão apresentadas as ações executadas pela equipe de acervo, dando ênfase ao trabalho feito em torno dos objetos em museus, descriminando as etapas de conservação, documentação e pesquisa. Ao final, será desenvolvida uma atividade com objetos.

Em Cartaz no Museu
Data: 30/6
Horário: às 9h e às 14h

Para que novas gerações reconheçam a contribuição dos diversos grupos para a formação de nosso país será exibido um documentário no auditório da instituição, seguido por uma roda de conversa com os participantes. O vídeo escolhido para exibição neste mês é o episódio “Quando Deus Visita a Aldeia”, da série Índios no Brasil. No episódio, três jovens vão visitar os índios Kaiwoá, que vivem no Estado do Mato Grosso do Sul, e têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre sua cultura.

Exposição – Fortalecimento da Memória Tradicional Kaingang – de Geração em Geração
Período: até 30/6
Horário: das 9h às 17h

A exposição Fortalecimento da Memória Tradicional Kaingang: de Geração em Geração é uma autonarrativa com o intuito promover a tradição, o processo e as técnicas de confecção da cerâmica Kaingang, valorizando o conhecimento e os fazeres dos indígenas mais velhos e sábios. Todos esses aspectos, materiais e imateriais, serão apresentados ao público através de uma exposição bilíngue (Kaingang e português) que contará com objetos, imagens fotográficas e vídeo.

SERVIÇO

Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

Fonte: ACAM Portinari