Museu Índia Vanuíre debate museus etnográficos e indígenas

O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, em Tupã, realiza, de 7 a 9 de setembro, o “VI Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus” e o “VII Seminário Museus, Identidades e Patrimônio Cultural”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas AQUI.

O tema desta edição é “Museus Etnográficos e Indígenas – aprofundando questões, reformulando ações”, dividido em cinco eixos de desenvolvimento: Direitos Indígenas (pautas internacional, nacional, estadual, museológicas e comunitárias, e  a ética relacionada a remanescentes humanos em museus); O Sagrado no Museu; Exposição – curadoria compartilhada e a autonarrativa;  Gestão de Coleções; e Museus e Indígenas, Museus Indígenas.

A programação contará com a presença de pesquisadores de universidades do Brasil e da America Latina, além de indígenas de várias etnias da região e de diferentes Estados do país.

Participam também o  Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), por meio do diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker; e da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), por meio da coordenadora Regina Célia Ponte.

A programação completa pode ser vista AQUI.

Serviço

Período: 7 a 9/9/2017
Local: Museu Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521, centro, Tupã/SP)
Inscrições: www.museuindiavanuire.org.br/inscricao
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

Fonte: Museu Índia Vanuíre