Museu Índia Vanuíre apresenta nova exposição virtual sobre dança Krenak

Já está disponível na página do Museu Índia Vanuíre www.museuindiavanuire.org.br – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – a nova exposição virtual “A Dança como Representação da Cultura Krenak na Terra Indígena Vanuíre”, desenvolvida com o grupo Krenak da terra indígena Vanuíre, em Arco-Íris.

O material apresenta diferentes cantos e coreografias, que são cercados de mensagens e histórias desse povo, além de depoimentos de lideranças locais, que são os pontos centrais para a difusão da luta indígena do passado e do presente.

A instituição cultural e a comunidade indígena da região trabalham juntas na preservação da memória para o fortalecimento das tradições e saberes, contribuindo para a educação e o empoderamento das novas gerações. A dança é uma dessas ferramentas de manutenção da cultura e da continuidade da língua por meio da música.

Exposições virtuais

O internauta também pode conferir, no site da instituição, outras sete mostras. Algumas delas já tiveram versões físicas, como o “Fortalecimento da Memória Tradicional Kaingang – De Geração em Geração” e O Café e a História de Tupã”, ambas atualmente em cartaz na instituição, sendo em março os últimos dias da segunda.

O espaço online permite que usuários de outras partes do país tenham acesso a conteúdos sobre os costumes e a cultura indígena presente na terra indígena Vanuíre (Arco-Íris/SP), abordada diretamente pela comunidade local, de diferentes etnias, entre elas Kaingang, Krenak e Terena, retratando as danças, a diversidade dos povos, os casamentos, a subsistência a partir da terra, a resistência cultural, entre outros.

Outra oportunidade encontrada no espaço virtual é o tour em 360º, em que o visitante pode fazer uma imersão nos espaços e módulos da instituição, e conferir em detalhes a exposição de longa duração.

Fonte: Museu Índia Vanuíre